Sua Saúde Titulo
Zumbido no ouvido

Sintoma percebido pela via auditiva do indivíduo...

Por Leo Kahn
25/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Sintoma percebido pela via auditiva do indivíduo de som agudo variando entre três e sete decibéis, representando barulho que pode ser confundido com apito, chiado ou até mesmo sirene, com diferentes intensidades e que não está ao seu redor no ambiente. A percepção desse som está relacionada com o aumento dos impulsos elétricos que a via envia ao córtex cerebral e não tem nada a ver com o incômodo que ele causa, pois o grau de desconforto é subjetivo. 

Ocorre em 17% da população mundial, ou seja, em números, cerca de 278 milhões de pessoas e 28 milhões no Brasil, o que pode alterar o sono, provocar estresse emocional e impactar negativamente na qualidade de vida.

Geralmente, nenhuma causa específica pode ser estabelecida para o tipo comum do zumbido. A perda auditiva, infecção no ouvido, obstrução no conduto auditivo (cerume), ingestão de determinados medicamentos, exposição prolongada ao ruído e tumor são fatores que podem estar associados. Se for do tipo vibratório, mais raro, as causas são vasculares ou musculares.

O mito de ser incurável cria pacientes resignados, mas alguns são tomados por sofrimento intenso que pode evoluir para transtornos psiquiátricos e levar a medidas extremas. Embora seja intuitivo admitir que o incômodo do zumbido possa levar a transtornos psiquiátricos, o inverso também é possível. A ansiedade e depressão alteram os níveis dos neurotransmissores, que estimulam as vias auditivas e podem causar zumbido. 

A impressão de que o sintoma atinge mais o idoso é falso, mas tem explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva e como esse problema atinge mais a terceira idade, há mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária. Som incômodo, entretanto, pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não e acomete mais o sexo feminino. O diagnóstico é realizado pelo médico otorrinolaringologista através de histórico, exames físicos e complementares, como audiológicos, laboratoriais, eletrofisiológicos, de imagem e atenção especial à vida psíquica.

O teste de acufenometria é exame que ‘mede' o zumbido. Tem como principal vantagem a possibilidade de monitoração da real intensidade e frequência do zumbido, e, por consequência, a supervisão do tratamento, além de auxiliar no diagnóstico das lesões auditivas.

SAIBA MAIS:

O distúrbio se instala quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando o som.

O grande obstáculo para o tratamento do zumbido é descobrir o que leva a essa emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido em si não é doença, e sim sintoma.

Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.

Desvios de coluna, alterações circulatórias, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool, tabaco e efeito de drogas ototóxicas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos são alguns deles.

Cerca de 20% dos casos o zumbido causam sofrimento.Possível solução pode estar na terapia acústica, técnica que consiste no emprego de ruídos alternativos para estimular o paciente a ignorar o zumbido ou, pelo menos, tomar conhecimento que outros sons estão presentes no ambiente.

Com o método conhecido como terapia de habituação do ouvido, o paciente passa a não focar a atenção no tinnitus.

O nível de incômodo da pessoa é equivalente à atenção que ela dá ao sintoma.

O ideal é procurar orientação médica se o zumbido persistir por mais de um dia, mesmo acreditando que seja possível habituar-se sozinho.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail paraleo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;