Internacional Titulo
Chirac pretende comemorar aniversário neste sábado
Da EFE
28/11/2003 | 11:21
Compartilhar notícia


O presidente francês, Jacques Chirac, pretende comemorar, neste sábado, seus 71 anos com amigos e família. A informação foi noticiada por fontes oficiais do Palácio Eliseu.

A Presidência francesa não prevê, em princípio, a organização de nenhum ato especial pelo aniversário de Chirac, cuja capacidade auditiva foi questionada pela imprensa.

Essa suposta perda auditiva do chefe do Estado francês foi confirmada na quarta-feira pela ministra da Ecologia, Roselyne Bachelot, e desmentida logo depois pelo porta-voz do Governo, Jean-François Copé. Surpreendentemente, no mesmo dia, o entorno do presidente reconheceu que Chirac tinha testado um aparelho auditivo.

O episódio foi constatado pelos fotógrafos da revista Paris-Match, que na edição desta semana reproduz uma imagem do presidente com um audiofone em seu ouvido direito. A foto mostra Chirac junto com seu colega americano, George W. Bush, e, segundo a revista, foi tirada em 2 de junho, em Evian,lesta da França, durante a cúpula do G-8.

Com este panorama, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, se pronunciou publicamente a favor de que o cargo de presidente da República se reduza para dois mandatos, o que impediria Chirac de se candidatar nas próximas eleições de 2007.

Desde que chegou ao Palácio Eliseu, em 1995, Chirac acabou com o costume de seu antecessor, François Mitterrand, de publicar todos os meses um comunicado sobre seu estado de saúde.

Nenhum texto legislativo obriga o chefe de Estado a informar sobre sua saúde, embora a Constituição contemple a possibilidade de retirar um presidente de seu cargo se demonstrar incapacidade física ou mental que o impeça de assumir suas funções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;