Setecidades Titulo Tragédia
Grande ABC tem 52 mortes de pacientes que aguardavam leitos

Número aumentou 62,5% desde a última sexta-feira; fila de espera para internação apresentou incremento de 16,3% e chegou a 228 pessoas

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
23/03/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


O Grande ABC chegou à triste marca de 52 mortes entre pacientes contaminados por Covid-19 e que aguardavam por um leito de internação. O número apresentou aumento de 62,5% na comparação com o último dado divulgado, de sexta-feira, quando as cidades haviam confirmado 32 óbitos. Apenas em Ribeirão Pires já foram registradas 19 perdas. Em São Bernardo foram 18; em Diadema, sete; em Mauá, cinco; e em Rio Grande da Serra, três.

A Prefeitura de São Bernardo destacou que os óbitos ocorridos na cidade foram de pacientes idosos, com comorbidades, que aguardavam em uma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) pelo leito de internação e que faleceram durante o processo de transferência. As vagas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria são reguladas pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), ligada ao governo do Estado.

A fila por leitos de internação também aumentou na região, na comparação com os dados informados pelas prefeituras na última sexta-feira e ontem. Até o momento, 228 pacientes estão esperando pela hospitalização, sendo 79 para UTI e 149 para enfermaria. Na sexta-feira, esse número era de 196, incremento de 16,3%.

São Bernardo segue sendo a cidade com maior número de pessoas na espera. São 106 pacientes, sendo que 37 precisam de um leito de UTI e 69, de enfermaria.

Em São Caetano, 47 pessoas esperam por um leito, nenhuma delas moradora da cidade. São sete pacientes esperando para ir para a UTI e 40 para enfermaria. Em seguida aparece Diadema, que tem 38 pessoas aguardando pela internação, 13 para UTI e 25 para enfermaria. Ribeirão Pires tem 23 pacientes na fila, 15 para UTI e oito para enfermaria. Mauá tem 14 pessoas esperando, sete para UTI e sete para enfermaria. Santo André tem atendido toda a demanda e Rio Grande da Serra não informou.

ESTADO

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou ontem que, desde sexta, dez municípios paulistas deixaram de ter 100% de ocupação dos leitos de UTI. Atualmente, são 61 os municípios com saturação dos leitos de terapia intensiva.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 no Estado, Paulo Menezes, o número de novas internações teve desaceleração ao longo do fim de semana, após os primeiros dias de vigência da fase emergencial em São Paulo.

O aumento de novos pacientes internados em leitos de UTI nos últimos três dias foi de 2,9% na sexta-feira; de 2,1% no sábado; e 0,7% ontem. As taxas de isolamento registradas no Estado foram de 47% no sábado e de 51% no domingo, um ponto percentual a mais em ambos os dias na comparação com o verificado na semana anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;