Cultura & Lazer Titulo Teatro
Viagem pela Memória

Monólogo que estreia nesta segunda se apropria de obra
do escritor argentino Jorge Luis Borges para discutir perdas

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
21/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O esplendor da experiência, a magnificência da realização e o choque da perda, das mãos vazias, do não saber o que fazer depois de voltar de um momento de plenitude. Esses são momentos que refletem o caminho que João Paulo Lorenzon traça no monólogo "Eu Vi o Sol Brilhar em Toda a Sua Glória", que estreia hoje no Sesc Consolação, em São Paulo.

A peça é inspirada em obras e detalhes da vida do escritor argentino Jorge Luis Borges. O extraordinário se junta ao cotidiano na recriação da história do homem que descobre a fonte de tudo que há no mundo - onde ele pode se debruçar sobre tudo que existiu e existirá - e se vê perdido na hora de voltar. "O que me encanta no Borges é essa mistura de realidade e ficção; a deixa de que tanto o mundo dos sonhos quanto o mundo real possam não ser distintos e possam se misturar", diz Lorenzon, que adapta a obra de Borges para o palco pela segunda vez - a primeira foi em "Memória do Mundo", de 2008.

Memória e imaginação conduzem a viagem de volta. Agarrado às reminiscências, o personagem começa a dar passos firmes na escuridão. Duzentos blocos de concreto compõem o cenário. Se há, por uma lado, a ideia de ruína e desconstrução, por outro as peças sugerem a possibilidade de edificação.

A perda é a reflexão. "Depois que a gente experimenta uma série de eventos, nos constituímos deles. Depois que você teve uma história de amor violenta e poderosa, não pode mais ser um homem que nunca teve essa história."

Para Lorenzon, o ganho desse mergulho em tudo que se teve, além de marcar a busca do que se é, serve para que não se deixe de ter. "Há o ganho de ter experimentado algo e ter aquilo como marca na sua vida e o ganho de experimentar novas conquistas, não ter medo de perder."

No tempo em que experiências complexas se sucedem, em que as distâncias não são impossíveis e em que todo o mundo pode se descortinar aos olhos em um clique, o exercício de pensar sobre si mesmo - e sobre a possibilidade mágica de ter disponibilidade para tal - vira o convite do ator: "Alguém que consegue compreender quem é está mergulhado em si mesmo, e de alguma maneira tem mais meios de aproveitar o instante, o presente."

Eu Vi o Sol Brilhar em Toda Sua Glória - Teatro. No Sesc Consolação - Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo. Tel.: 3234-3000. 2ª e Ter., às 21h. Ingr.: R$ 10. Até 25 de junho.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;