Política Titulo
FHC cita Joaquim Nabuco para defender diálogo
Por Do Diário do Grande ABC
24/08/1999 | 20:16
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso buscou inspiraçao na obra do escritor e político abolicionista Joaquim Nabuco para voltar a defender o diálogo como meio de garantir avanços em uma sociedade democrática. Em recado indireto aos partidos de oposiçao, às vésperas da chegada da Marcha dos Cem Mil a Brasília, Fernando Henrique ponderou: "Nada conflita mais com o legado de Nabuco do que deixar que a intransigência prevaleça sobre o diálogo, do que aceitar que as paixoes, por mais legítimas que sejam, abafem o direito à diferença."

Fernando Henrique evitou entretanto, como aconteceu nos últimos dias, criticar diretamente a manifestaçao contrária ao governo, deixando esse papel para os líderes e aliados políticos e ministros do governo.

Uma fala direta do presidente sobre o ato deverá acontecer só na quinta-feira (26), dia da marcha. Ao lado dos assessores do Planalto, o presidente irá acompanhar a evoluçao da manifestaçao para se pronunciar.

"Se a manifestaçao fluir democraticamente, de forma pacífica e tranqüila, o presidente ressaltará a maturidade do País e a manutençao da linha de atuaçao democrática do governo" contou um interlocutor do presidente. "Se o ato fugir ao controle, houver baderna, o presidente dirá que o país nao pode conviver com este tipo de manifestaçao, que tem como propósito desestabilizar o país."

Fernando Henrique fez a relaçao entre os pensamentos de Nabuco, traduzidos no livro "O Abolicionismo", e o momento atual em solenidade de comemoraçao dos 150 anos de nascimento do escritor, realizada no Itamaraty. Em discurso acadêmico, o presidente afirmou que o melhor tributo a ser prestado ao abolicionista seria a aposta no "método democrático" para a superaçao "definitiva" das mazelas sociais do Brasil.

"Que saibamos continuar a fazer o congraçamento democrático a melhor arma contra a pobreza, contra a indesculpável indigência material em que continuam a viver milhoes de brasileiros", disse. Fernando Henrique lembrou que Nabuco fazia "a apologia do que chamava política com P grande, política que é história" e afirmava "que a açao política nao deveria jamais prescindir da reflexao da análise prévia e cuidadosa dos fatos".

Em outro trecho do discurso, lembrou a crítica do escritor Mário de Andrade - favorável ao "abrasileiramento" do Brasil - às posiçoes "cosmopolitas" de Nabuco. "Os novos tempos parecem-me depor mais a favor de Joaquim Nabuco do que de Mário de Andrade", afirmou. O presidente também salientou a contestaçao veemente do abolicionista no uso do princípio da soberania nacional como forma de defender o tráfico de negros durante a época do império brasileiro.

Para Fernando Henrique, os argumentos dos abolicionistas ainda têm interesse para o debate de nesta terça-feira sobre os limites da soberania porque "antecipam questoes relevantes para a proteçao internacional dos direitos humanos". Segundo ele, Nabuco insistia que a soberania nacional tem limites e deve se sujeitar a "leis morais" que têm como fonte de legitimidade a consciência internacional, a humanidade, e que a violaçao dos limites deve ser objeto de sançao.

"Sabemos que, atualizados à linguagem atual (sic), os preceitos enunciados por Nabuco ainda encontram resistência", disse o presidente, explicando: "Incomodam aqueles que desejam fazer da soberania uma garantia da impunidade, um amparo que permita o desrespeito a direitos básicos da pessoa humana, a degradaçao do meio ambiente, a deteriorizaçao da imagem externa do país; se, até hoje, encontramos apóstolos da barbárie, podemos imaginar a oposiçao que sofreu Nabuco num momento em que se consolidava o Estado-Naçao."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;