Cultura & Lazer Titulo
Mulheres ao pódio, palco e platéia
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/03/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Para celebrar o Mês da Mulher, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo reencontra-se com o público de sua cidade em um concerto gratuito neste sábado, às 20h, no Teatro Cacilda Becker. Em função da homenagem ao público feminino, os músicos se apresentam pela primeira vez sob regência de uma mulher: a maestrina Cláudia Feres. A regente será acompanhada pela solista Heloísa Meirelles, que aperfeiçoou sua técnica na Royal Academy of Music, em Londres, e no Conservatoire Superieur, em Genebra, na Suíça.

A agenda de comemorações inclui outra apresentação gratuita da Orquestra sob o comando de Cláudia. O evento será realizado no próximo dia 30, às 17h, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, também em São Bernardo (Avenida Caminho do Mar, 2.980.tel.: 4368-1246).

No programa dos dois con- certos, peças de nomes consagrados da música erudita, como Danças Sinfônicas, do compositor norueguês Edvard Grieg (1843-1907); Elegia para Violoncelo e Orquestra, do francês Gabriel Fauré (1845-1924); e Sinfonia do Novo Mundo, do tcheco Antonin Dvorák (1841-1904).

“Para esse concerto, escolhi obras que gosto de ouvir e reger. Eram todos compositores do final do século 19. Embora fossem de países diferentes, eles tinham linguagens parecidas, especialmente Grieg e Dvorák, que escreviam melodias bastante inspiradas pelo folclore”, analisa Cláudia.

Ainda segundo ela, a inédita experiência de reger a Filarmônica de São Bernardo tem sido muito edificante. “É uma honra e um prazer trabalhar com tantos músicos excelentes”, afirma.

Maestrina - Cláudia detém um extenso e respeitável currículo musical. Formada em Composição e Regência pela Unicamp, obteve o título de mestre em Música na Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos. Já se apresentou com diversas orquestras importantes, como a Sinfônica do Estado de São Paulo e a Amazonas Filarmônica.

Entre 2004 e 2006, foi regente adjunta da Sinfônica de Santo André. Há seis anos está à frente da Orquestra Filarmônica de Mulheres no Projeto Avon Women in Concert, em que se apresenta ao lado de artistas como Rita Lee e Milton Nascimento.

Orquestra Filarmônica de São Bernardo – Concerto. Neste sábado, às 20h. No Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabatini, 50. Tel.: 4348-1081. A idade mínima para entrada no teatro é de 5 anos. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;