Memória Titulo Memória
Santo André presente

No dia em que João Colovatti visitou o Foto Carlos, a Memória andreense ganhou mais vida

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem, Memória informou que foram quase 50 fotos reproduzidas por João Colovatti, do Diário, na visita feita em 1990 ao Foto Carlos, com estúdio na Praça Kennedy, nos altos do Jardim Bela Vista. Na verdade, foram 55 fotos, uma mais representativa que a outra.

Selecionamos quatro para hoje. A primeira, da Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua, com um ônibus acessando a Rua Senador Flaquer e automóveis importados estacionados atrás do busto do senador. O paralelepípedo calçava as ruas centrais de Santo André.

Noutra imagem, a nascente Praça Kennedy, com o Paço Municipal na paisagem de uma cidade ainda horizontal.

Temos o jovem Carlos e o Carlos, que nos recebeu; fazendo pose; retocando retratos 3x4.

João Colovatti fotografou Carlos Haukal junto a um quadro onde estavam 16 fotos por ele identificadas como históricas. Assim, o número de 55 sobe para 71... Qualquer dia, vamos mostrar mais esse tesouro.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 9 de janeiro de 1990 ano 32, edição 7271

Manchete – Tribunal Regional Eleitoral julga a liminar que suspendeu a distribuição, venda e uso do metanol como combustível no País.

Diadema – Ligação intermunicipal de ônibus entre São Paulo, bairro Pedreira e Centro de Diadema começa a funcionar, em caráter experimental, um ano depois da reivindicação dos moradores.

Poesia – João Cabral de Melo Neto, 70 anos de idade, lança o livro “Sevilha Andando”.

Contexto (Reinaldo Azevedo) – Amadorismo tem marcado as iniciativas de Collor.

Esportes – Seleção infanto-juvenil campeã mundial de vôlei em Dubai tem um jogador da Pirelli: Fábio Paranhos Marcelino, o Pinha, de 16 anos, meio de rede e levantador.

Nota – Pinha atuou em clubes nacionais e do exterior. Pela Seleção Brasileira principal disputou quatro edições da Liga Mundial. Jogou vôlei profissionalmente até pelo menos 2010.

Em 9 de janeiro de...

1920 – Procedente de Santos, fixa residência em Santo André, nos arredores da cidade, Luiz Suplicy.

1930 – Arthur Garbelotto recebe o título de Sócio Benemérito do São Caetano EC.

1945 – Lançada a pedra fundamental das Indústrias Eletrocloro, em Santo André.

1960 – Prefeitura de Santo André inaugura sua sala de imprensa, a primeira que se tem notícia no Grande ABC.

Antonio Candido Lindolfo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, foi nomeado presidente da Junta Governativa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. Em seu lugar assumiu a presidência do sindicato local o secretário Angelo Segatti.

1970 – Serviço de Água e Esgoto de São Caetano ganha o status de autarquia.

1975 – Federação Paulista de Futebol convida o Saad, de São Caetano, a participar do próximo Campeonato Paulista, chamado “Paulistão”.

Hoje

Dia do Fico. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”, disse Dom Pedro I em 9 de janeiro de 1822, ao negar-se a retornar para Portugal, contrariando a vontade da Corte.

Dia do Astronauta

Santos do Dia

Andre Corsini

MARCELINO. Viveu no século VI: foi o sexto bispo de Ancona, na Itália




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;