Política Titulo Influência positiva
CPI do Semasa pode beneficiar Grana
Vinicius Gorczeski
do Diário do Grande ABC
23/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As supostas irregularidades no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) podem ter influências positivas na campanha a prefeito do deputado estadual Carlos Grana (PT), considerou ontem a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em encontro do PT andreense.

Ela acompanha de longe a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e as investigações da Polícia Civil, e preferiu falar com cautela do tema, em razão de não haver provas que sustentem as alegações dos acusadores. "Costumo dizer que em todos os casos (de denúncias) é necessário ouvir todos os lados", disse Miriam. "Teve empresário que já depôs dizendo que há isso (pagamento de propina para liberação de licenças). Claro que esse fator pode influenciar a eleição."

Em se tratando de como escândalos podem interferir nas discussões eleitorais para a sigla na região, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, se irritou quando questionado sobre o julgamento dos envolvidos no Mensalão. "Já era para ter sido julgado. Por que não se julgou no ano passado?", criticou, ao considerar que o STF (Supremo Tribunal Federal) não deve analisar o caso "no afogadilho". "O Supremo não pode sofrer pressões desse ou daquele setor."

Agrado nacional - Sem pressa, Miriam aportou de Brasília exclusivamente para sacramentar Carlos Grana como pré-candidato único na corrida eleitoral pelo Paço de Santo André, votando como delegada, na reunião do PT no clube Primeiro de Maio.

Tietada por militantes, Miriam ficou por cinco horas e meia no ato, que somou 500 pessoas (280 delegados) - peneirando ainda 40 pré-candidatos à vereança dentre 72, e definindo a política de alianças nas chapas majoritária (que Grana prefere que seja mista) e proporcional. A vinda da petista magnetizou outros caciques, como o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

A alta cúpula deixou de sobreaviso a militância de Grana pelo consenso para a disputa do Paço. Discursos fizeram contraste com o que se viu em 2008, quando um racha derrotou a sigla nas urnas. "Com Grana temos esperança de retomar Santo André. E o principal instrumento partidário para isso é a união, que vence a eleição", disse Falcão.

Grana terá ajuda de peso. Contará no palanque com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que avisou que "não abrirá mão de ampliar a onda vermelha no Grande ABC", destacou Marinho. O prefeito são-bernardense garantiu influência de Lula na região, mesmo que em ritmo lento pelo tratamento contra câncer na laringe. Depois dele, Miriam será fundamental no processo. A ministra admitiu que carrega vantagem sobre os demais num aspecto: seu nome está atrelado à fama de bom gestor do prefeito Celso Daniel, seu ex-marido, morto em 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;