Memória Titulo
Em pauta a unificação dos nipo-brasileiros

A criação de um órgão consultivo que congregue todas as associações nipo-brasileiras do Grande ABC. A proposta foi defendida por...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A criação de um órgão consultivo que congregue todas as associações nipo-brasileiras do Grande ABC. A proposta foi defendida por Taiji Takemoto, 81 anos, na última terça-feira, durante jantar de confraternização promovido pela União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André.

Para Takemoto, somente a unidade regional garantirá a preservação da cultura e costumes japoneses num Grande ABC que cresce e se transforma a cada ano. As sete cidades contam hoje com cerca de 20 associações nipo-brasileiras: oito delas estão em Santo André.

O jantar desta semana foi realizado na sede da Sociedade Cultural ABC, no mesmo salão inaugurado num domingo, 11 de novembro de 1979. Naquele tempo, 400 famílias nipo-brasileiras estavam agregadas à Sociedade Cultural ABC, também, e genericamente, chamada de 'Bunka'. Dança, música e artesanato já eram o forte da 'Bunka'. Um dos destaques era o 'ikebana', arranjo feito com flores naturais.

Shuichi Iketa, 87 anos, alfaiate de profissão, é um dos veteranos da 'Bunka'. Na confraternização de terça-feira foi homenageado como o mais idoso presente. Hanji Maki é o presidente da União Nipo-Brasileira de Santo André.

FUTEBOL DE SALÃO

Termina amanhã, no ginásio de esportes Noêmia Assumpção, em Camilópolis, a Copa Nipo-Andreense de Futebol de Salão, com 240 atletas distribuídos em 24 equipes. Jorge Shimabukuro é o organizador do certame.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". A história de Jahu, o primeiro avião com tripulação brasileira que atravessou o Oceano Atlântico, chegando ao Brasil no dia 5 de julho de 1927. No comando, Ribeiro de Barros, então com 26 anos de idade. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: big band de Kay Kyser, conjunto vocal The Four Freshmen e, entre os intérpretes, Kenny Colman e Sammy Davis Jr; amanhã: Al Jolson, Mildred Bailey, Eddie Cantor, Connee Boswell, Russ Columbo, Bing Crosby. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". A mobilidade urbana no Brasil: os jumentos e carros de bois no Nordeste são substituídos por motos; no Sul ocorrem congestionamentos de bicicletas. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". A última entrevista do treinados de futebol Filpo Nuñes, criador da Academia Verde do futebol. Ao falecer, em 1998, morava na favela de Heliópolis, esquecido e abandonado. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Giani, "Angelita" (versão de Paulo Queiroz); Wanderley Cardoso, "Promessa" (Roberto e Erasmo Carlos); Tony Campello, "Pobre de mim" (versão de Fred Jorge). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

CULTURA FM (103,3) - "Teatro de Ópera". Uma gravação da opera "Guilherme Tell", do compositor italiano Giacchino Rossini (1792-1868). A gravação é de 1978 e 1979 e foi feita em Londres, com a participação de Luciano Pavarotti. Apresentação: maestro Walter Lourenção; produção: Adriana Braga. Amanhã, das 15h às 16h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 28 de novembro de 1979

Transportes - Taxistas recusam nova tabela e paralisam atividades.

Motoristas e cobradores fazem mesa-redonda.

São Bernardo - Trevo do km 22 da Via Anchieta, ponto crítico para veículos.

São Caetano - Casas na Vila Santa Maria sofrem danos de aterro.

Política - Deputado Osmar Ribeiro Fonseca, de São Caetano, lança bloco do PTB na Assembléia Legislativa.

Editorial - Arena e MDB são enterrados sem lágrimas.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Cai produção e o número de empregos.

EM 28 DE NOVEMBRO DE...

1924 - Resolução nº 4 cria as feiras livres no Grande ABC.

HOJE

Dia do Soldado Desconhecido.

SANTOS DO DIA

Madre Maria Helena Stollenwerk; Crescente; Estevão, o Moço; José Pignatelli; Paiano; Sóstenes e Tiago das Marcas.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Franca, instalada como vila em 28 de novembro de 1824, quando se separa de Mogi Mirim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;