Setecidades Titulo Concurso literário
Alunos pedem senso crítico sobre cuidados com o meio ambiente
Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
30/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A necessidade de que seja desenvolvido senso crítico a respeito dos erros cometidos pela sociedade em relação ao meio ambiente permeou as redações elaboradas por estudantes da EE Professora Maria da Conceição Moura Branco, no bairro Olímpico, em São Caetano, na manhã de ontem. Os alunos participaram do último dia de provas da 11ª edição do Desafio de Redação, concurso literário do Diário com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). A previsão é a de que as correções das produções literárias – que se aproximam da marca de 100 mil textos – terminem no dia 20 de outubro e a premiação dos melhores ocorra em 8 de novembro.

Sob o guarda-chuva do tema O Lixo Nosso de Cada Dia, a aluna Nicolli Karen Coelho Koritar, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio, escreveu que é preciso dar um basta no descarte irregular em áreas da Mata Atlântica. “Se todos jogássemos o lixo em local inadequado, nosso mundo seria bem pior. A Mata Atlântica tem pouquíssima área em bom estado de conservação e, se a gente intoxicasse a área com descarte de lixo, pilhas e baterias, não teríamos mais nada”, diz a garota, que quer ser professora de Matemática ou Sociologia.

O jovem Kaleb Ramos, 14, que é ligado à tecnologia e pensa em cursar TI (Tecnologia da Informação) ou Engenharia de Softwares, escreveu sobre a relação entre os recursos naturais disponíveis no planeta e o consumo da população. “Quando você deixa o celular na tomada, mesmo que não esteja carregando, consome energia. Para escrever o texto basta organizar as ideias e saber a hora certa de colocar cada coisa”, aponta.

A professora de Língua Portuguesa Maria Bernadete Loiácomo, 38, cita a importância da redação para os vestibulares. “É necessário focar no desenvolvimento, colocando começo, meio e fim. Pedi para eles lerem revistas, jornais e ficarem atentos aos acontecimentos do mundo”, relata.

O patrocínio do evento é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;