Economia Titulo
Brasileiro diz que precisa de dinheiro para ser feliz
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
28/11/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Boa parte dos brasileiros não está contente com sua situação financeira, revela pesquisa do MMA (Ministério do Meio Ambiente). Segundo o levantamento, 31% dos entrevistados responderam que o mais importante para atingirem a felicidade plena seria ganhar mais dinheiro para realizar compras.

A vontade de ter maior renda, independentemente de como ela será gerada, para ser feliz supera até a amizade. Conforme o estudo Sustentabilidade Aqui e Agora, conduzido pela Synovate a pedido do MMA e do Walmart Brasil, o percentual de pessoas que desejam ter mais tempo com os familiares e amigos para alcançarem a felicidade foi de 22%.

Para chegar nessas conclusões, o levantamento coletou informações entre 27 de setembro e 13 de outubro. A Synovate aplicou 1.100 questionários em 11 capitais. A escolha dos entrevistados foi aleatória.

Os participantes da pesquisa tinham quatro alternativas com direito a escolha de uma. Além da resposta que o ganho seria o mais importante para ser feliz, as demais opções eram: ter mais fé e capacidade humana para superar dificuldades; mais condições para aprimorar estudos ou profissão; por fim, aumentar o tempo para ficar ao lado de amigos e familiares. Na avaliação da psiquiatra Flávia Ismael, que ministra aulas na Faculdade de Medicina do ABC, a ganância por dinheiro é reflexo da sociedade imediatista atual. "O tempo é vivenciado de outra forma, muito curto, diferentemente do que acontecia antigamente. E o dinheiro é o que traz o prazer imediato. Então após dia estressante de trabalho, sem muito tempo, a pessoa pensa que precisa de verba para comprar, o que proporcionaria prazer no momento."

Segundo a professora da área de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo Angélica Capelari, outro motivo que pode contribuir para a associação recurso financeiro e felicidade é o poder de suprir as necessidades. "E o dinheiro é estímulo tão poderoso mesmo aqueles que tem bastante, sempre querem mais."

 Ganância é maior entre os jovens

Os jovens, que representaram maior número dos entrevistados, com 28% do universo da pesquisa do MMA, são os mais gananciosos. Ao todo, 36% dos participantes com idades entre 16 anos e 24 anos querem mais dinheiro para atingirem a felicidade.

Os consumidores com idade entre 25 anos e 34 anos pensam menos nos ganhos, tendo em vista que 30% responderam que querem mais para elevar suas compras. Este grupo representa 22% dos participantes do levantamento. Para eles, é mais importante ter condições para aprimorar os estudos ou a profissão - 31% opinaram por esta alternativa.

Por outro lado, as pessoas com idade entre 35 anos e 39 anos dão mais valor aos bens materiais do que à amizade ou aprimoramento profissional. Segundo a pesquisa, 31% deles querem mais dinheiro para ser feliz. Entre as pessoas com mais de 40 anos, 35% acham importante para alcançarem a felicidade ter mais fé e capacidade humana para superar as dificuldades




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;