Cultura & Lazer Titulo
Dinamarquês expoe peixes em liqüidificadores
Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 13:15
Compartilhar notícia


O artista dinamarquês de origem chilena Marco Evaristti provocou uma série de protestos das associaçoes de defesa dos animais da Dinamarca, ao expor dez peixinhos dourados em dez liqüidificadores ligados.

Dois desses peixes foram transformados em pasta na última sexta-feira, dia da inauguraçao da exposiçao ``Eyegoblack', que se realiza no Trapholt Museet de Kolding (Sul da Dinamarca), quando dois convidados nao resistiram à tentaçao de ligar o botao de funcionamento dos liqüidificadores.

Em razao de uma açao judicial apresentada pela Sociedade Protetora dos Animais, a polícia exigiu que os aparelhos fossem retirados das tomadas, ameaçando processar o diretor do museu, Peter Meyer, em virtude de uma lei que proíbe causar sofrimentos aos animais.

Meyer recusou-se a acatar a ordem, invocando o ``princípio da liberdade de expressao do artista'.

Entretanto, Meyer declarou esta segunda-feira que nao deseja que esta exposiçao, que teve uma grande afluência de público durante o final de semana, se transforme em ``matança de peixes'.

``Temos provas, graças às câmaras de vídeo, de que foi um repórter do jornal Extra Bladet quem incentivou dois visitantes a ligar o botao de funcionamento dos liqüidificadores, matando assim os peixes', afirmou.

``Seis dos oito peixinhos dourados foram roubados no fim de semana por visitantes que queriam evitar que os animais fossem destroçados. Mas o museu restabeleceu a obra completa hoje de manha', acrescentou o diretor do estabelecimento.

``O artista deixa à consciência do público a livre opçao de ligar ou nao o botao da morte. Com isso, apresenta ao visitante a pergunta: queres matar, para mostrar que nós somos a cada instante donos de decidir a vida ou a morte?', explicou Meyer.

A exposiçao ``Eyegoblack', que inclui também obras de outros artistas, como Michael Kvium, Peter Frandsen, Christian Lemmerz e Niels Bonde, permanecerá em Kolding até o final de abril e seguirá posteriormente para o Chile, Brasil e Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;