Internacional Titulo
Descobertos cristais de silicato no Universo
Por Do Diário do Grande ABC
05/02/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


Cristais de silicato foram descobertos em grandes quantidades em torno de certas estrelas extintas, assim como discos de matéria protoplanetária, revelou este sábado um astrônomo holandês no Centro científico da Agência Espacial Européia (ESA) em Villafranca, perto de Madri.

Esta descoberta anunciada e feita por Rens Waters, da Universidade de Amsterda, a partir de análises de dados do ISO (Observatório Infravermelho Espacial), pode ser considerada como uma das principais conquistas do satélite europeu de astronomia infravermelha, em atividade durante 28 meses, desde o final de 1995 a abril de 1998.

Constituído essencialmente de silício e oxigênio, os silicatos estao presentes em todas as partes, na Terra inclusive. Até agora os cientistas sabiam que, no espaço, estes minerais sao os principais componentes da poeira cósmica, mas achavam que estavam desprovidos de uma estrutura ordenada.

A descoberta de silicatos cristalinos abrirá, estima Rens Waters, ``um campo inteiramente novo, o da astromineralogia, uma verdadeira revoluçao no estudo dos cristais'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;