Memória Titulo Transição
Santo André e São Bernardo: a transição
Por Ademir Medici
23/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Por ser contador, José D'Angelo guardava tudo: Vicente D'Angelo, filho de José D'Angelo, e sua esposa Elexina, pesquisadores, selecionam e descrevem dois documentos significativos do período de transição do Grande ABC:

1 – O Imposto Predial do exercício de 1939, da nova Prefeitura Municipal de Santo André, referente a uma casa de Vicente Januário D'Angelo, pai de José, avô de Vicente. A casa ficava na Rua Marechal Deodoro, 220, em São Bernardo. O carimbo de Santo André está sobreposto ao nome São Bernardo, aproveitando-se os recibos já impressos da antiga Prefeitura de São Bernardo.

2 – A Taxa de Limpeza Pública referente ao mesmo imóvel e mesmo proprietário, do ano de 1945, agora com outra posição: o carimbo da Prefeitura de São Bernardo do Campo sobreposto ao nome Prefeitura Municipal de Santo André, porque São Bernardo já havia proclamado sua autonomia.

 

 

Publicamos hoje a parte final da entrevista concedida pelo líder autonomista de São Bernardo, Bortolo Basso, ao jornalista Isaias Carlos, da revista ABC ilustrado. Uma entrevista publicada em agosto de 1959.

Bortolo Basso e todas as demais lideranças autonomistas de São Bernardo partiram. Isaias Carlos, jornalista e escritor, também. Em nome deles, Memória está recuperando aspectos da luta municipalista de São Bernardo em 1944.

A ideia central – já delineamos – é marcar de alguma forma os próximos 30 de novembro. Lembrar a cada um dos líderes de 44, pelos seus descendentes e povo em geral. A colocação de uma flor junto ao busto de Wallace Simonsen, na Praça Lauro Gomes, na manhã do próximo 30 de novembro, é o objetivo. Quem sabe com a participação dos alunos do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, que fica na praça.

 

 

O desafio do prefeito de Santo André

Depoimento: Bortolo Basso; compilação: Isaias Carlos

 

Daquele primeiro encontro na Chácara Silvestre, a coisa pegou fogo, tendo o Sr. Wallace se dedicado de corpo e alma à causa. Lutou com mais ardor ainda quando, em jornal da época, o Sr. Carvalho Sobrinho, prefeito de Santo André, fez publicar um artigo em que dizia que o Sr. Wallace não tinha capacidade para conseguir o desmembramento de São Bernardo.

A luta foi das mais trabalhosas. Wallace Simonsen gastou na época perto de 500 mil cruzeiros e nunca admitiu a nossa colaboração na parte financeira. O seu mano, senador Roberto Simonsen, e o ministro José Carlos de Macedo Soares, além de nós são-bernardenses, foram colaboradores eméritos. E então, pela Lei de 30-11-1944, Vila de São Bernardo elevou-se a Município, com sua instalação a 1º de janeiro de 1945, verificando-se a posse do primeiro prefeito de São Bernardo “do Campo”.

Nunca poderei olvidar Wallace C. Simonsen, um de meus maiores amigos do passado e eterno herói de nossa história municipal. Quando fomos cumprimentá-lo pela grande vitória, ele apertou-me a mão e exclamou eufórico:

– Não se esqueça, Bortolo, você é o pai da criança.

Como podemos ver, ele foi o mais modesto dos heróis...

 

Amanhã em Memória:

Em 1944, um movimento das lideranças empresariais de São Bernardo. Ressurge a velha rixa entre batateiros e ceboleiros.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6298

MANCHETE – Pacote serve para negociar com o FMI; além de frear o consumo, com o Cruzado II o governo também quer pedir redução das taxas de juros.

 

Em 23 de novembro de...
1891 – O marechal Deodoro da Fonseca renuncia ao cargo de presidente da República.

1916 – Iniciadas na Estação de São Caetano os exercícios do pelotão pertencente ao Tiro 34, de São Bernardo (hoje Santo André). São mais de 20 sócios em São Caetano.

Décio Mattos e José Mariano Garcia Júnior ofereceram um copo de cerveja aos novos atiradores.

O capitão Lourenço Câmara, residente em São Caetano, proprietário de um recreio, ofereceu à sociedade confederada um salão, para a instrução militar.

A guerra. Do noticiário do Estadão: morre Francisco José, imperador da Áustria-Hungria; demitido o ministro do Exterior da Alemanha.

1976 – Pianista andreense Anidracir Sandreschi em noite de concerto no Teatro Municipal de Santo André. É acompanhada ao violino por Alberto Pimenta de Brito.

 

Hoje
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Dia Mundial da Aquarela. A instituição deste dia foi obra do maestro e artista Alfredo Guati Rojo (1918–2003), fundador e diretor do Museu Nacional de Aquarela da cidade do México. A primeira celebração foi no ano 2000. No Brasil, as comemorações foram iniciadas em 2001 por iniciativa de Iole Di Natale.

Fonte: Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel.

 

Santos do Dia
São Clemente I foi o quarto papa da Igreja em Roma, de 88 a 97. Restabeleceu o uso do crisma, segundo a tradição de São Pedro, e instituiu o uso da expressão “amém” nos ritos religiosos.

Columbano (abade)

Lucrecia.

 

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 23 de novembro:

Em Goiás, Córrego do Ouro.

No Rio Grande do Sul, Jaguarão.

Em Sergipe, Macambira e Poço Redondo.

No Espírito Santo, Rio Novo do Sul.

No Mato Grosso do Sul, Rochedo.

No Paraná, São Jorge d'Oeste.

Em Rondônia, Vilhena.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;