Internacional Titulo
Desenvolvimento do sistema de satélites polares EUMETSAT é autorizado
Do Diário do Grande ABC
23/06/1999 | 09:29
Compartilhar notícia


O Sistema polar do EUMETSAT (EPS/European Polar System), destinado à observaçao da Terra para estudar o clima mundial, acaba de receber a autorizaçao definitiva para seu desenvolvimento, anunciou a Organizaçao Européia para a Exploraçao de Satélites Meteorológicos.

O programa EPS começou a funcionar de fato em setembro passado, mas um certo número de Estados-membros da organizaçao manifestaram reservas, à espera de que terminassem os respectivos procedimentos nacionais de aprovaçao, que agora foram concluídos.

A realizaçao dos três satélites Metop do programa EPS pode entao começar, com vistas ao lançamento do primeiro deles numa data prevista, em 2003, para colocá-lo em órbita polar a 840 km de altitude.

Os Metop constituirao o segmento espacial do sistema, organizado em cooperaçao com a Agência Espacial Européia (AEE), o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES, França) e a Administraçao norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA).

Seus instrumentos transmitirao imagens de alta resoluçao e esquemas verticais de temperatura e de umidade da superfície terrestre e oceânica. Permitirao também a mediçao da concentraçao de ozônio.

Os meteorologistas e os cientistas especializados no estudo do clima mundial serao os primeiros beneficiários deste sistema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;