Cultura & Lazer Titulo
Simpsons vieram, viram e escracharam com o Rio
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
28/10/2006 | 18:13
Compartilhar notícia


Olhar Estrangeiro, filmado entre 2001 e 2002, não incluiu o episódio do desenho Os Simpsons, Feitiço de Lisa (Blame it on Lisa, título em paródia ao de Feitiço do Rio). Antes da exibição em 2003, o governo brasileiro, a Embratur, e a Prefeitura carioca protestaram.

No episódio, a família Simpson, ela própria um escracho com os Estados Unidos, viaja ao Rio em férias e encontra macacos nas ruas, favelas pintadas para não ofender turistas, sexualidade ambígua no Carnaval. Taxistas seqüestram Homer, Lisa é atacada por pivetes, Bart assiste na TV ao infantil Telemelões, apresentado por uma loira de seios avantajados, e as notas de R$ 5 (roxa) e R$ 10 (rosa) são chamadas de “dinheiro boiola”.

O governo protestou, mas percebeu que esse seria mais um caso em que a emenda só pioraria o soneto. O produtor James Brooks desculpou-se em nota na imprensa. Disse que poderia convidar o então presidente Fernando Henrique Cardoso para lutar com Homer Simpson, ou deixaria a ficção de lado e mostraria o Brasil real, com mosquitos da dengue, criminosos fortemente armados, mendigos nas ruas etc. FHC encerrou a polêmica, e o episódio não mudou. Mas a notícia já circulava na mídia global como boa fonte de chacota.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;