Setecidades Titulo
Região monitora pontos de alagamento
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
25/11/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O 8º Grupamento de Bombeiros e as defesas civis da região vão monitorar 31 pontos de alagamento no Grande ABC a partir do dia 1º de dezembro, quando começa a Operação Verão.

Desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o programa visa prevenir ou diminuir os problemas ocasionados pela chuvas até o fim de março de 2009.

Na operação passada - entre o fim de 2007 e início de 2008 -, os bombeiros atenderam 191 ocorrências do gênero na região, sendo 27 inundações e 25 deslizamentos.

Uma das ações previstas pela operação é o acompanhamento diário do índice pluviométrico (quantidade de chuva). Se a média dos últimos três dias atingir 100 milímetros é decretado ‘estado de atenção'. "Quando isso ocorre os agentes saem a campo para vigiar as áreas críticas. E se houver previsão de chuva prolongada, as viaturas posicionam-se nos pontos que possam vir a alagar", explica o comandante dos bombeiros no Grande ABC e coordenador regional da Defesa Civil, Valdeir Rodrigues Vasconcelos.

O governo do Estado também participa da operação com a limpeza dos piscinões. Desde agosto passado o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) assumiu a função que deveria ser das prefeituras. No início do ano a quantidade de sujeira nos piscinões da região era estimada em 350 mil metros cúbicos.

As cidades realizam atividades paralelas. Em São Bernardo, a Defesa Civil faz palestras aos alunos de 4ª séries de Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) localizadas em áreas de risco, como Vila São Pedro, Jardim Silvina, Areião e Montanhão. As crianças aprendem a observar sinais de instabilidade em casa e nas proximidades, como trincas que aumentam em um curto espaço de tempo.

Em Diadema, a Defesa Civil também faz ações educativas com palestras para orientação dos moradores sobre as situações de risco.

Em São Caetano, a Prefeitura informou que além do trabalho de manutenção e limpeza dos córregos possui voluntários treinados para reforçar a equipe da Defesa Civil, caso aconteça uma situação de emergência.

Os demais municípios informaram que mantêm limpeza de bocas-de-lobo e galerias, além do desassoreamento dos córregos para conter as enchentes nesse período.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;