Setecidades Titulo Estatísticas
Homicídios recuam 25% no Grande ABC
Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
23/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O número de vítimas de homicídios no Grande ABC teve queda de 25% no prazo de um ano. Enquanto em setembro foram registradas 15 mortes, no mesmo mês de 2014, 20 pessoas foram assassinadas na região. Os dados fazem parte das estatísticas criminais da SSP (Secretaria da Segurança Pública), divulgados parcialmente ontem.

A Pasta também disponibilizou os números referentes aos roubos de veículos. Neste caso, houve queda de 12,96% nos registros na região, passando de 949 roubos em setembro de 2014 para 826 no mesmo mês deste ano.

As demais estatísticas mensais devem ser divulgadas até o dia 26. Segundo a secretaria, obrigatoriamente a publicação de todos os dados ocorre até o dia 25 de cada mês – neste caso, como a data cai no domingo, o prazo passa a ser segunda-feira. Os índices de homicídios e roubo de veículos foram divulgados antes devido à participação do secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, em eventos.

Para o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, os bons resultados são fruto de esforço cada vez maior da corporação para aumentar o policiamento e também aperfeiçoar o planejamento policial. “Todos os meses realizamos reuniões para avaliar o que pode ser melhorado.”

Ainda conforme o comandante, o homicídio é um crime de difícil prevenção. “Focamos no policiamento no entorno de bares e pontos de tráfico de drogas, onde costumam acontecer as mortes”, destaca o coronel Cortez, que ainda afirma que as abordagens desestimulam o porte de armas.

Já sobre o roubo de veículos, o comandante da PM credita a queda, que tem se mantido ao longo deste ano, às blitze realizadas nas principais vias da região, além da importância da Lei dos Desmanches, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) neste ano.

OPERAÇÃO

Exemplo do combate ao roubo de veículos ocorreu ontem durante a Operação Força Metropolitana, realizada na área do 10º Batalhão da PM, em Santo André. Das 10h às 16h, foram realizadas 206 abordagens, 42 automóveis e 100 motos vistoriados, sendo três e um apreendidos, respectivamente.

A ação envolveu 87 policiais militares e contou com apoio do efetivo do 41º Batalhão, além de presença de equipes da Força Tática e da Rocam (Rondas com Apoio de Motocicletas).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;