Cultura & Lazer Titulo
Stand-Up comedy sem arrogância
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
20/05/2011 | 07:06
Compartilhar notícia
Divulgação


Sem freios e meias palavras. Assim é Nany People. A humorista transexual, que traz seu show 'Então... Deu no Que Deu' para o Grande ABC, hoje e amanhã, no Teatro Municipal de Santo André, fala ao Diário da febre das comédias stand-ups e de sua trajetória de amor pelos palcos.

Na apresentação, fará jogos de observação dos universos masculino e feminino, satirizando situações do cotidiano, especialmente os desencontros afetivos e as diferenças e acertos desses mundos, ao mesmo tempo em que mantém total interação com a plateia.

"Meu show não é com um texto fixo como no teatro. Ele muda o tempo todo, a partir do momento que subo no palco. Não gosto de levar para o público um humor ácido e corrosivo, que muitas pessoas estão fazendo por aí, dizendo que é stand-up comedy", explica Nany.

Para a atriz, foram criadas limitações para o stand-up que o descaracterizaram de um show de improvisos, que pode sim ter musicalidade, encenação e trocas de figurino.

"Existem humoristas que possuem um comportamento presunçoso sobre o assunto. Acham que vão subir no palco de calça jeans, camiseta e tênis sujo e vão fazer com que as pessoas riam com piadinhas cruas. Mal sabem eles que, em pouco tempo, esse mesmo público estará cansado dessa mesmice", alfineta Nany.

Cautelosa para não colocar regras, Nany ressalta que é importante que os humoristas busquem a formação teatral para saber diferenciar verdadeiramente a atuação no teatro e no palco de um stand-up. "O teatro é como um mar aberto. E o que é do mar fica nele. O cara que não tem formação teatral pode até fazer um stand-up, mas não será um gênio", diz.

Nany abre só uma exceção no atual quadro de humoristas brasileiros: o andreense Danilo Gentili. "Apesar de não ter essa formação, o Danilo é um geninho do stand-up porque busca informação o tempo todo. Ele se preparou para ter conteúdo que não force a barra na hora de fazer a plateia rir. Como um entertainer, ele tem na veia o humor como um medidor de comportamento e esse é o segredo", salienta.

Nany acha engraçado quando as pessoas a referenciam na televisão pela sua passagem no reality show 'A Fazenda', da Record. "Lá foi uma oportunidade para me verem como realmente sou, com erros e acertos. Mas a minha trajetória na TV já vem de longos anos, quando trabalhei com Goulart de Andrade, Hebe Camargo, Amauri Jr. e Carlos Alberto de Nóbrega entre outros", relembra.

Então... Deu no Que Deu... - Show. Hoje, às 21h30. Amanhã, às 21h. Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 50.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;