Política Titulo Diadema 2
Cassação de vice-prefeita será derrubada por governistas

Aliados de Lauro Michels recuam da decisão e devem manter Silvana Guarnieri no cargo

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
21/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O bloco de sustentação ao governo Lauro Michels (PV), de Diadema, deve emitir até o fim deste mês relatório favorável à manutenção do mandato da vice-prefeita Silvana Guarnieri (PTB), anulando assim documento do Ministério Público que recomenda a cassação da petebista, sob acusação de crime de improbidade administrativa.

A afirmação foi feita pelo oposicionista e presidente da comissão, Ronaldo Lacerda (PT), garantindo que a decisão partiu do chefe do Executivo, motivado por questão política. “O prefeito sempre faz isso. Toma uma decisão, vê que se equivocou e depois tenta consertar. Ele tinha a preocupação que ela fosse bem na eleição e incentivou que a cassação seguisse. No entanto, diante do pífio resultado obtido pela Silvana, ele agora percebeu que não é mais necessário e pediu que barrássemos”, atacou o petista. Na eleição de outubro, contrariando a vontade de Lauro, Silvana se candidatou a deputada federal, mas conquistou apenas 1.395 votos.

Segundo Lacerda, a queda da vice-prefeita neste momento poderia respingar negativamente na projeção do verde para a captação de votos à sua reeleição, em eleição que ocorrerá em 2016. Contudo, enfatizou que vai trabalhar para validar o documento que pede a cassação. “A vice-prefeita não conseguiu reunir explicações sólidas sobre sua inocência neste processo, não convencendo inclusive esta Casa”, complementou o petista, afirmando que relatório paralelo será apresentado nos próximos dias pelo vereador José Zito da Silva, o Zezito (PR), relator da CPI.

Indagado, o republicano despistou sobre a elaboração de documento à parte. Entretanto, garantiu que as investigações do MP sobre o caso deverão dar o norte para a continuidade dos trabalhos. “O MP está verificando todo o processo e cabe agora a nós aguardarmos. Qualquer atitude agora seria equívoco e nós também não temos o poder de investigação.”

Aberta no início do ano, a CPI, que teve o vereador Luiz Paulo Salgado (PR) como relator, concluiu que Silvana cometeu crime de improbidade administrativa por assinar contrato com empresa urbana Terra Clean, que prestou serviços à prefeitura de Palmas, no Tocantins. Admissão foi feita em 2013, quando a petebista já acumulava o cargo de vice-prefeita e secretária de Assistência Social em Diadema. A LOM (Lei Orgânica Municipal) exige empenho exclusivo de secretários nos cargos da administração pública. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;