Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Inaugurada a Avenida Rotary

Foi em 1955. Sessenta e quatro anos depois, a Prefeitura volta ao espaço e entrega um novo complexo viário da Praça dos Bombeiros a caminho do Montanhão e do Pico do Bonilha

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Um pedido ao prefeito Orlando Morando: junto à placa inaugural desta grande obra, reconstrua a placa original de inauguração da Avenida Rotary. O senhor nem havia nascido. 

O prefeito Lauro Gomes, em vistoria, tomou a Rua Tiradentes, no Centro, e seguiu com seu carrão – talvez este mesmo que o prefeito Morando restaurou, veículo que estava encostado, empoeirado, na Garagem Municipal. 

Naquela vistoria, a secretária do então prefeito, Rita Zincaglia, tomou outro caminho. Trabalhara na Brasmotor e conhecia um atalho: chegou primeiro ao destino, surpreendendo ao prefeito.

– Seo Lauro, por que o senhor não pavimenta esse caminho? Vai levar progresso à Vila do Tanque.

Lauro Gomes de Almeida atendeu ao pedido e abriu a Avenida Rotary, que hoje integra um complexo viário formado pela antiga Rua Tiradentes, Praça dos Bombeiros e Avenida Luiz Pequini.

Histórico oficial

Texto: Silas Martins, diretor da Divisão de

Geoprocessamento e Cartografia da PMSBC

A Avenida Rotary teve sua origem nas constantes solicitações de abertura de nova avenida para atender os loteamentos já executados nas proximidades. E a necessidade de uma nova via de ligação entre os mesmos.

Assim, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor fez a doação da área para abertura da avenida com 18 metros de largura, conforme registro de patrimônio em 14 de setembro de 1955. 

A avenida foi denominada, oficialmente, em 17 de fevereiro de 1955, pela Lei Municipal 350; posteriormente houve alteração pela Lei Municipal 2.581, de 28 de fevereiro de 1984. 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 30 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7157

Manchete – Documento agita o PT; Freire não sai. Vivia-se a campanha à Presidência da República.

Eleições 89 – TSE fixa regras para eleição e dá só um minuto para votar.

Transportes – São Caetano e Rio Grande da Serra também serão atendidos pelo radiotáxi; Santo André, São Bernardo e Diadema ampliam o sistema.

São Berrnardo – Prefeitura testa coleta de lixo seletiva.

Polícia – Assalto a banco termina em tiroteio no Centro de São Bernardo.

Em 30 de agosto de...

1914 – A I Guerra Mundial. Manchete do Estadão: navios alemães postos a pique.

1934 – Antonio Rioto nasce em São Bernardo. 

Desde 1950 reside em Santo André. É o recordista em participações nos campeonatos de futebol do Clube Atlético Aramaçan.

1969 – Espetáculo musical folclórico no Ginásio Industrial Julio de Mesquita, em Santo André, reúne o Coral da Pirelli, conjunto de violões Célia Cruz e conjunto Os Jovens do Brás.

1984 – Santo André inaugura sacolão central amanhã, à Avenida dos Estados, 2.195.

Soldado PM Martins impede fuga da cadeia pública de São Bernardo.

1999 – por iniciativa do então prefeito Celso Daniel, Santo André cria sua Ouvidoria Municipal, instalada na Rua Siqueira Campos, no Centro de Santo André.

A primeira eleição ocorreu no plenário da Câmara Municipal e, com a casa lotada, foi eleito o primeiro ouvidor, Saul Gelman. 

Seguiram-se Ronaldo Martim, Reinaldo Abud, Saul Gelman (novamente eleito) e José Luíz Ribas Junior. 

Hoje a Ouvidoria de Santo André tem à frente Oswana Fameli, que fará um depoimento gravado no DGABC TV, historiando os passos do órgão.

Hoje

- Dia do Vendedor Lojista

Santos do dia

- Rosa de Santa Maria

- BV. Eustáquio Van Lieshout

- Gaudêncio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.