Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Eles jogavam no Centro

Dois times de São Bernardo cujas lembranças vão registradas por Roberto Ceola nesta semana especial

Ademir Medici
28/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Na infância de Roberto Ceola em São Bernardo não faltavam campinhos de futebol. Cada conjunto de quarteirões tinha times. Conseguir um jogo de camisas na Prefeitura não era difícil. E a bola rolava numa cidade em que os dois grandes rivais no futebol eram o Esporte Clube São Bernardo, fundado em 1928, e Palestra de São Bernardo, de 1935.

A urbanização engoliu os estádios maiores e os campinhos. A Avenida Faria Lima cortou os campos do Luso, do Brasil e do Esporte. O do Palestra foi o primeiro a desaparecer, com a construção da Praça Lauro Gomes.

EC São Bernardo e Palestra tinham quadras de basquetebol, abertas. Ceola trabalhava com os pais no antigo Mercado Municipal, da Rua Padre Lustosa, à beira do Ribeirão dos Meninos. E o Mercado tinha o seu time infantil, cujo campinho ficava na Rua Padre Lustosa, também à beira do rio, ao lado do Odeon Clube.

No alto de Nova Petrópolis, dois campos vizinhos sobrevivem até hoje, os antigos campos do Universo e do Estrela, hoje ocupados pelos campos do Brasil (o Estádio Almerindo Protti) e da Associação dos Funcionários Públicos – este com um lindo gramado.

No seu estabelecimento comercial da Avenida Faria Lima, Ceola abre as gavetas e vai tirando preciosidades, como as duas fotos de hoje. Fotos de futebol de uma vila que já não é mais a mesma, a Vila de São Bernardo.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7155

Indústria – Empresas do polo petroquímico investem para aumentar capacidade produtiva; Refinaria de Capuava quer processar 30% a mais de óleo diesel; modernização da Petroquímica União vai custar US$ 120 milhões. Reportagem: Elianete Simões.
Educação – Grande ABC já adota o vídeo em salas de aula; Fiesp e Sesi financiam programa da TV Cultura. Reportagem: Lúcia Faria.
Eleições 89 – Candidatos pregam voto útil para vencer Collor.
Cultura & Lazer – Lobão faz show político no Aramaçan; clube prepara festa do rock; Rádio Diário AM homenageia música de Raul Seixas
 

Em 28 de agosto de...

1919 – De passagem para São Paulo, vindos de Santos, visitam Santo André os médicos Olavo Egydio e Alfredo Egydio.
1929 – Realizada a apuração final de concurso para a escolha do clube mais popular de São Caetano. Vence a Associação Atlética Adelinas, com 816 votos, seguida pela Associação Atlética Saldanha da Gama, com 750 votos. Os esportistas mais votados são Antonio Gatti, com 668 votos, e Luiz Primo Baraldi, com 490. Fonte: São Caetano Jornal, 1º-9-29.
1959 – Rede Ferroviária informa à Câmara Municipal de São Caetano que não dispõe de recursos para construir nova estação na cidade.
Em despacho ao Estadão, o correspondente Hermano Pini Filho comenta:
- Tal atitude da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí surpreendeu todos os edis desta cidade, ao mesmo tempo em que teve péssima repercussão, pois a estação é uma das mais movimentadas daquela ferrovia, devendo, portando, proporcionar-lhe bom lucro.
- É interessante lembrar que a EFSJ remodelou completamente as estações do Ipiranga e da Mooca, que ficam bem próximas de São Caetano.
1964 – Inaugurado o busto do senador Roberto Simonsen no saguão da Escola Técnica de Cerâmica Armando de Arruda Pereira, na Rua Niterói, 180, em São Caetano, em comemoração ao 22º aniversário de fundação do Senai.

Hoje

- Dia do Avicultor e da Avicultura
- Dia Nacional do Voluntariado
- Dia Nacional do Bancário

Santos do Dia

- João III
- Viviano

AGOSTINHO DE HIPONA. Bispo e  doutor da Igreja (Tagaste, hoje Argélia, 354 – Hipona, Argélia, 430). Definido como o pai do existencialismo cristão

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de agosto:

- Em São Paulo, Itararé e Tupi Paulista
- Em Minas Gerais, Araguari
- No Rio Grande do Norte, Augusto Severo
- Em Alagoas, Belém e Lagoa da Canoa
- Em Sergipe, Capela e Itabaiana
- Em Santa Catarina, Guaramirim
- No Pará, Moju
- No Ceará, Palmácia
- Na Bahia, Rio de Contas e Ruy Barbosa

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.