Setecidades Titulo Nova projeção
Ponte será reconstruída em seis meses, estima Semasa

Contrato deve ser assinado ainda nesta semana;
governo faz contenção às margens do Tamanduateí

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
25/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Projeção feita pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) aponta prazo de até seis meses para término das obras de reconstrução da ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso. A estrutura, que cedeu na véspera do aniversário do município, no dia 7, no momento recebe obras de contenção emergencial às margens do Rio Tamanduateí, na área do incidente.

Diferentemente da estimativa inicial feita logo após o episódio pelo superintendente da autarquia, Ajan Marques, de oito meses para término nos trabalhos – incluindo intervenções complementares no viário e no entorno –, o novo prazo estipulado pelo Semasa leva em consideração a agilidade que o processo de contratação emergencial, com dispensa de licitação, proporciona à Prefeitura.

A expectativa é a de que a Prefeitura de Santo André, por meio da autarquia, finalize ainda nesta semana a contratação emergencial de empresa que será responsável pela reconstrução da ponte. Ainda não há, porém, definição de valores.

Interditada desde o início do mês, a área no entorno da ponte, localizada na Avenida dos Estados, recebeu nas últimas semanas serviços de remoção dos escombros da estrutura em colapso.

No momento, a gerência de drenagem do Semasa realiza intervenções de contenção às margens do Tamanduateí, com objetivo de reparar estruturas danificadas pelas fortes chuvas registradas no início do mês.

Para diminuir os congestionamentos em volta da ponte que cedeu, a Prefeitura de Santo André construiu no canteiro central, próximo à ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso, acesso exclusivo para passagem de trólebus e ônibus. A via tem possibilitado que cerca de 250 coletivos, incluindo transporte municipal, intermunicipal e veículos da Metra, deixem de realizar desvio pela área central da cidade. Os automóveis comuns, por sua vez, seguem realizando retorno na ponte que dá acesso para a Rua Caraguatatuba.

 

SANTA TEREZINHA

Fechada para o fluxo de veículos desde janeiro, quando a estrutura sofreu solapamento, a ponte localizada na Avenida dos Estados, próxima ao Viaduto Castelo Branco, no bairro Santa Terezinha (ao lado do SESI, no sentido São Bernardo), segue sem prazo para sofrer intervenções estruturais. A expectativa era a de que a ponte pudesse receber reparos ainda neste semestre, no entanto, a nova projeção aponta que as obras na estrutura somente saiam do papel após a reconstrução da ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso.

O governo andreense promete finalizar até junho avaliação de todas as estruturas localizadas na extensão da Avenida dos Estados. A vistoria técnica que contempla nove passagens tem como objetivo prevenir quaisquer novos incidentes com os acessos que fazem a ligação do Centro da cidade com a região do 2º Subdistrito.

Em menos de três meses, duas estruturas responsáveis por esta travessia do Rio Tamanduateí cederam após forte chuva. O processo levará em consideração todos os sinais de risco das estruturas. Isso inclui a medição da resistência das pontes, análise da quantidade de trincas existentes nas passagens, dentre outros fatores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;