Cultura & Lazer Titulo
Valores do Natal
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
10/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Ritmos populares como ciranda, frevo e marchinha retomam o nascimento do Menino Jesus, anunciado pelo Anjo Gabriel. Com Rosi Campos no elenco, o musical 'Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro' terá estreia amanhã, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

A peça do compositor Pedro Paulo Bogossian, dirigida por Abílio Tavares, resgata valores do Natal como a esperança e o amor. "Trata-se de um auto bastante bonito e animado. É bacana retomar a tradição", afirma Rosi, que interpreta a líder das pastoras. 

O espetáculo tem inspiração nas festas do folguedo pastoril. Na manifestação, os participantes cantam e dançam enquanto percorrem algumas ruas. Quando param nas casas, encenam o anúncio do nascimento de Jesus.

Para a atriz, celebrar a data representa encontro, respeito e solidariedade. "É um momento para se reunir, o que é tão difícil durante o ano, aproveitar para ver a família, as pessoas que ficaram longe por tanto tempo".

Mas faz adendo: "Vale celebrar de maneira recolhida, e não consumista. Antigamente, o Natal era familiar, mais simples. Hoje se tornou uma bobagem exterior".

Embora o espetáculo atinja a maioria com uma 'mensagem bonita', Rosi é descrente nas pessoas. "Com algumas exceções, a humanidade ainda não aprendeu nada. Para fazer maldades, é rapidinho. Agora o que é bom ninguém quer praticar", critica.

Na data, o que importa de fato para ela são votos sinceros. "E Natal é todo dia. Que o indivíduo seja bom o ano inteiro. Se cada um beneficiar outro como puder, formamos uma corrente", propõe Rosi, que também está no elenco de 'Insensato Coração', novela de Gilberto Braga que substituirá 'Passione', na Rede Globo.

Espírita, a atriz pede proteção enquanto reza no centro religioso. "Também fico alerta para não deixar as portas abertas às más influências. Vivemos em um mundo conturbado", declara. E reforça: "É orar e vigiar".

Rosi ainda divide o palco com dez atores do Núcleo 59, formação da Escola de Artes Dramáticas da ECA/USP. Um deles é Felipe Gomes, já formado pela ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André. 

O espetáculo tem sido um presente para o andreense. "Lembro que, aos 8 ou 9 anos, participava de um grupo, conhecido como 'As Pastorinhas'. Passávamos de casa em casa na Cidade São Jorge (bairro de Santo André), anunciando o nascimento de Jesus. Eu fazia um dos Reis Magos", compartilha.

E não poderia ser diferente: a atriz é referência para Felipe. "Legal olhar a Rosi. Dizemos que ela é 'macaca velha'. Ela responde muito rapidamente às indicações. É bem dinâmica", aponta. 

O ator, que hoje mora na Capital para facilitar sua ida à universidade, vive três personagens: pastor, Calígula César e José. O elenco fica completo com três músicos e 12 crianças integrantes do Instituto Criança Cidadã, que fazem os anjos.

Estrelas de Belém - Auto de Natal Brasileiro - Musical. No Parque da Água Branca (Espaço Cultural Tattersal) - Rua Ministro Godoy, 310, São Paulo. Tel.: 7824-1824. Estreia amanhã. Sábados, às 19h e às 21h; domingos, às 16h e às 18h. Até dia 19. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;