Política Titulo Meio Ambiente e Esportes
Kiko estuda criação de duas secretarias
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
30/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), pretende criar as secretarias de Meio Ambiente e Esportes. O projeto está sendo elaborado por uma comissão municipal e pode ser encaminhado para votação na Câmara durante a primeira sessão ordinária do ano, que ocorrerá na quarta-feira.

 "Rio Grande está localizado totalmente em área de proteção de mananciais e não temos uma secretaria específica para tratar do assunto que merece atenção", explicou o chefe do Executivo, ao justificar a proposta.

 Hoje, as demandas de Meio Ambiente são responsabilidade da Secretaria de Obras. "Esta Pasta tem de responder pela fiscalização de construções, uso do solo e não temos pessoas que possam tratar especificamente da questão ambiental." O mesmo ocorre com Esportes, que é um departamento da secretaria de Governo e não conta com um orçamento fixo anual para realização de projetos.

 A Prefeitura, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre a criação das Pastas. "Teremos amanhã (hoje) e na segunda reuniões com as secretarias de Finanças e Jurídico para analisar se há condições orçamentárias de fazer estas mudanças. A intenção é fazer um estudo detalhado para não ter problema no futuro".

 SELO VERDE - O reconhecimento da preocupação com o meio ambiente, por meio do Selo Verde do Governo do Estado, deverá ser o primeiro projeto da Secretaria de Meio Ambiente, segundo Kiko. "Queremos dar ênfase neste item. Vamos aplicar a coleta seletiva, acabar com os esgotos que são despejados em nossas nascentes e fazer com que a postura do município em relação ao meio ambiente seja reconhecida".

 Com o selo, o prefeito acredita que o município terá tratamento mais "benevolente por parte do governo Estadual" e com isso mais recursos para execução de projetos. O mesmo vale para o governo federal.

 OPOSIÇÃO - Mesmo com minoria na Câmara - apenas dois entre nove parlamentares - a oposição petista promete trabalhar para impedir a aprovação do projeto. O ex-prefeiturável Carlos Augusto César, o Cafu (PT), afirmou que se reunirá com os vereadores para discutir o assunto. Para ele, a intenção do prefeito é política.

 "O prefeito quer criar as secretarias apenas para apadrinhar pessoas que o apoiaram nas eleições e não conseguiram se eleger vereador. Isso aumentará os gastos na folha de pagamento da Prefeitura", disse. Para este ano, o orçamento de Rio Grande da Serra é de R$ 33,2 milhões.

 Segundo Cafu, as Pastas já têm até comandantes. A Secretaria de Esportes deverá ficar com Roberto de Paula Breyer, o Betinho (PSDB), que foi presidente da Câmara na última legislatura. Meio Ambiente será comandada por Anderson Guijarro de Oliveria (PSDB).

 Kiko desmentiu: "Não tenho nomes ainda, mas tanto o Betinho quanto o Anderson são habilitados para cargos como estes dentro da Prefeitura".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;