Cultura & Lazer Titulo Exposição
Possibilidade do lúdico

Kael Carniel abre hoje à noite a exposição
individual ‘Laboratório’, em cartaz até agosto

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As possibilidades artísticas sobre o mundo ao seu redor empolgam Kael Carniel. O artista plástico tem feito experiências em sua casa há dez anos com projetos que mesclam linguagens, como pinturas, esculturas e instalações. Um recorte dessa produção chega aos olhos do público geral a partir de hoje na mostra Laboratório, em cartaz no salão de exposições do Paço Municipal de Santo André. A abertura da atração ocorre a partir das 19h e a visitação gratuita segue até 23 de agosto.

Esta será a terceira vez que ele tem obras espalhadas pelo equipamento cultural do município. “Nas duas primeiras, eu joguei tudo o que eu tinha feito esperando a reação do público. Agora, será a primeira montagem na qual pensei tudo dentro de uma ordem estética. Selecionei as obras de acordo com o espaço e editei os trabalhos pensando no que combinava com o projeto proposto”, diz o andreense.

Cerca de 100 itens poderão ser vistos. Além das cores – principalmente os tons primários – , os trabalhos lúdicos chamam a atenção por dar sobrevida a itens comuns. Pedaços de rolos de papel higiênico servem de matéria prima para uma espécie de origami com formas geométricas, garrafas pet são dobradas para originar flores e amontoados de jornal servem como base de uma casa ou ganham asas.

“Eu uso tudo o que eu posso e que está ao meu redor. Meu trabalho mais forte é a alquimia, de pegar algo descartável do cotidiano e que eu acho nas ruas e rever seu propósito. As garrafas pet, por exemplo, você encontra na sua cozinha, nas prateleiras e no lixo e tira esse elemento de sua zona de conforto”, explica. “ Não quero estar associado à reciclagem, que é outro tipo de ação. Estou ligado a questão da arte como meio transformador.”

Uma característica de Carniel é que ele sempre está presente em suas exposições, fazendo visitas para observar o comportamento dos visitantes. Ator de formação, ele ressalta a importância desse tipo de contato. “O que eu quero é causar fruição. Fruir significa quando você tem um estado de êxtase perante a inteligência humana. O artista trabalha com essa possibilidade e não pode ficar recluso. Parte do grande barato disso tudo é a obra também compreender e interagir com o público”, afirma, prometendo ‘espionagens’ em seu novo laboratório.

Laboratório – Exposição. No salão de exposições do Paço Municipal de Santo André – Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0605. Ter. a sáb., das das 10h às 13h e das 14h às 19h. Grátis. Até 23/8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;