Memória Titulo
O ex-padre que fez história em Mauá

Esta é a história de Raphael Thomas Rótulo Antico...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta é a história de Raphael Thomas Rótulo Antico (Nápoles, Itália, 1861 - Mauá 1934). Era para ser médico, tornou-se padre. Deixou a batina para se casar. Formou uma bela família. Trabalhou na indústria. Durante o dia, a chefia do escritório da Indústria Matarazzo (moinho de sal em Mauá); à noite, o papel de educador na escola que fundou em sua casa, chamada ‘Galileo Galilei'.

Num tempo em que Mauá se chamava Pilar e as condições de atendimento médico eram precárias na cidade, Raphael Antico desempenhava o papel de primeiro médico. Não era formado, não concluíra os estudos de medicina. Mas tinha condições de atender aos doentes e às emergências, tanto dos funcionários do moinho como da população - os casos mais sérios encaminhava ao Dr. Francisco Perrone, em Santo André.

A comovente história de Raphael chega à Memória trazida pelo casal José Valdemir Barbosa e Neusa Maria Aparecida Antico Barbosa, neta do padre Raphael. 

O levantamento foi feito por outra neta, Edy Antico de Almeida Leite Mesquita, hoje residindo em Londrina, no Paraná.

Vida eclesiástica interrompida
Texto: Edy Antico de Almeida Leite Mesquita

Raphael Thomas Rótulo Antico, nascido em Nápoles em 19-12-1861, recebeu de sua família o apoio necessário para abraçar a carreira tão amada de médico. Entretanto, não sabia ele que se pai, Michele Antico, grande amigo e aliado, lhe faltaria quando ainda cursava o 4º ano da faculdade.

Como era comum na época, um irmão de seu pai se responsabiliza pela família, agora sem seu chefe, e impõe condições a Raphael. Ele deveria abandonar a carreira médica e entrar para a vida eclesiástica, em troca do apoio e tutela à sua família.

Entrando para o seminário, Raphael dedica-se de corpo e alma à religião, encontrando nela a força e sabedoria para continuar sua missão, pensando sempre, como na medicina, em ajudar a humanidade, não tratando de seu corpo mas agora de sua alma.

Raphael contou com o auxílio de um tio arcebispo, que o orientou fazendo com que logo ele assumisse uma paróquia. Continua.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 18 de maio de 1983 - Ano 25, nº 5213
Manchete - Delfim Neto, ministro do Planejamento, pede cautela e repele a moratória
Comércio - Center Shop de São Bernardo (o futuro Metrópole) completa três anos.
Saúde - Médicos residentes e internos do Hospital Municipal de Santo André retornam ao trabalho.
Editorial - E crise não é problema de médico-residente
Imprensa - Assembleia Legislativa homenageia o Diário do Grande ABC pela passagem dos 25 anos. A iniciativa é do deputado Floriano Leandrini (PMDB).

EM 18 DE MAIO DE...
1958 - Fundada a Asba (Associação São-Bernardense de Belas Artes), infelizmente desativada.
1973 - São Caetano abre a 5ª Feira das Nações, iniciativa do Rotary Clube.
1978 - Tribunal do trabalho julga a greve dos metalúrgicos ilegal. Protestos e reivindicações na Otis. Oitocentos param na Perkins. Três mil param na Pirelli.

HOJE
Dia das Raças Indígenas da América
Dia Internacional dos Museus
Dia Nacional do Petroquímico
Dia dos Vidreiros

SANTOS DO DIA
Cláudia, Félix de Cantalício, João I, Leonardo Murialdo e Venâncio. 
À tarde, solene vigília de Pentecostes. 
Félix de Cantalício (Itália, Cantalício 1513 - Roma 1587). Irmão leigo capuchinho. Vivia pelas ruas de Roma pedindo esmolas para manutenção de seu convento. 
João I foi papa por três anos, de 523 a 526.
Quermesse - Começa hoje a quermesse do Centro Comunitário da Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, à Rua Copacabana, 720, Jardim Copacabana, São Bernardo. Espaço totalmente coberto, com ótimas atrações. Quermesse seguirá até 23 de junho, aos sábados e domingos.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Estadão AM (700) e FM (92,9) - Estadão Acervo. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje: das 6h às 7h; 23h às 24h; amanhã, das 17h às 18h; 20h às 21h.
Rádio ABC (1570) - Causas Nobres. Para divulgar os que se dedicam, voluntariamente, ao próximo no Grande ABC. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Hoje: saxofonista e cantor Tex Beneke banda, ao estilo Miller Mood; cantora e contrabaixista Nicki Parrott (que se destaca no cenário norte-americano); cantor Ingram Washington; amanhã: Russ Columbo, cantor romântico, em raríssimas gravações dos anos 1930. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Para lembrar da primeira apresentação da peça Vida e Morte Severina, de João Cabral de Melo Neto, com músicas de Chico Buarque. Corriam os anos 1960. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Bárbara Gomes. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Leonel Silva Santos, 94. Natural de Jequié (BA). Dia 15. Cemitério Curuçá.
Hilda Nunes de Andrade, 85. Natural de Frigorífico (SP). Ontem. Cemitério Camilópolis.
Cecília Inez Melari Marinho, 74. Natural de Leme (SP). Dia 16. Cemitério Curuçá.
Germano Domingos da Silva, 69. Natural de Canhotinho (PE). Ontem. Cemitério Curuçá.
João Alves Vidal, 68. Natural de Porteiras (CE). Dia 16. Cemitério Curuçá.
Antonio da Silva Pedrosa Filho, 62. Natural de Mococa (SP). Dia 16. Cemitério Curuçá.
Julio Flavio Freitas Amaral, 58. Natural de Santo André. Dia 16. Cemitério Camilópolis.
Lindete Aparecida Leal, 56. Natural de São Paulo (SP). Dia 16. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Joana Rosa de Souza, 93. Natural de Ibitiara (BA). Dia 16, em Santo André. Cemitério Paulicéia.
Osvaldo Rissi, 82. Natural de Santa Adélia (SP). Dia 16, em Santo André. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
Letícia Giovanetti Lopes Rodrigues, 89. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 1º. Cemitério São Caetano, Vila Paula.
Antonio Fiori Sarti, 81. Natural de Dobrada (SP). Dia 27 de abril. Cemitério São Caetano, Vila Paula.
Deolinda Barbi Marmiroli Soares, 62. Natural de Jaguariúna (SP). Dia 16, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ
José Ivanildo da Silva, 50. Natural de São Caetano (PE). Dia 15, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;