Cultura & Lazer Titulo
Bélgica comemora 75 anos de Tintin com direito a moeda
Por Da AFP
09/01/2004 | 12:55
Compartilhar notícia


Foto:AFP A Bélgica vai homenagear os 75 anos do personagem de quadrinhos Tintin, um dos mais famosos do país, com uma moeda de 10 centavos de euro. O aniversário do jovem repórter, que aparecia em aventuras pelo mundo junto com seu cachorrinho Milu, acontece neste sábado e será comemorado em toda a Europa.

"Os quadrinhos de Hergé concederam uma grande nobreza à arte belga", afirmou na quinta-feira o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, ao apresentar a nova moeda. O aniversário de Tintin, aliás, será um acontecimento celebrado em grande estilo na Bélgica, com uma série de eventos.

Depois da primeira aparição da personagem, no dia 10 de janeiro de 1929 em "Les aventures de Tintin au pays des soviets" (As aventuras de Tintin no país dos sovietes), publicado no caderno juvenil do jornal belga Vingtième Siècle, outras 23 histórias de Tintin foram publicadas e traduzidas em mais de 60 idiomas, com mais de 200 milhões de exemplares vendidos no mundo.

"Tintin está mais vivo do que nunca", declarou Nick Rodwell, marido da viúva de Hergé, criador do personagem, e administrador da Fundação Hergé e da empresa Moulinsart, responsável por proteger, promover e comercializar a obra do desenhista belga.

Rodwell citou o exemplo do acordo de princípio para a adaptação das aventuras de Tintin para o cinema pelo diretor norte-americano Steven Spielberg e a construção do museu Hergé em Louvain-la-Neuve, a 30 km de Bruxelas, em 2007, ano do centenário do nascimento do desenhista.

Para celebrar os 75 anos de Tintin, a Fundação Hergé e a Moulinsart, seu ramo comercial, participam de diversas homenagens, entre elas exposições na Bélgica e no exterior.

Em Londres, Tintin será a partir de 31 de março o convidado de honra do Museu Nacional da Marinha em uma exposição sobre suas aventuras no mar. Paralelamente, o Centro de Quadrinhos de Bruxelas vai criar um novo "Espaço Hergé".

Nascido em 22 de maio de 1907 em Etterbeek, subúrbio de Bruxelas, Hergé, cujo nome verdadeiro era Georges Remi, é considerado o pai dos quadrinhos europeus. Ele faleceu em 1983 deixando como única herdeira sua esposa, Fanny Rodwell.

Obra inacabada - Os fãs terão a oportunidade de desfrutar as últimas aventuras do herói dos quadrinhos, pois a editora Casterman, que publica as aventuras de Tintin há 70 anos, está reeditando o mítico e inacabado álbum "Tintin e Alph-Art", oficialmente o número 24 da série.

Trata-se de uma história que fala de falsificações no meio da arte contemporânea, e que Hergé deixou inacabada ao morrer, lançada pela primeira vez em 1986.

"Vamos, de pé. Adiante, chegou a hora de transformar-se em César". Estas são as últimas palavras da última página do quadrinho, pronunciadas por um guardião que ameaça Tintin, que corre o risco de virar estátua. Como o intrépido repórter conseguiu escapar desta situação? Nunca saberemos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;