Memória Titulo
Benedito Calixto vem a Santo André e faz esse quadro: era 1893...

"Como um sonho, aquelas ondulações verdejantes transformaram-se em presépio, com as suas milhares de casinhas coroadas com o vermelho...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Como um sonho, aquelas ondulações verdejantes transformaram-se em presépio, com as suas milhares de casinhas coroadas com o vermelho dos seus telhados."

Borda do Campo, jornal, 8-7-1951, na descrição desta paisagem da Santo André de 1893.

* * *

Benedito Calixto (1853-1927) foi um grande pintor brasileiro, natural de Itanhaém e com residência em Santos. Da sua obra, conhece-se um único quadro que focaliza o Grande ABC. É um óleo sobre tela aqui reproduzido por Agostinho Fratini, da editoria de artes do Diário.

Quem descobriu o quadro, na casa em que morou o senador José Cesário da Silva Bastos, foi Nelson Cardoso Franco. Duas filhas do senador, Laura e Carlotinha, permitiram a reprodução do quadro.

Algumas conclusões: senador Bastos era de Santos e pode ser daí que conheceu Benedito Calixto, convidando-o a visitar sua chácara em Santo André, a Chácara Bastos, hoje Vila Bastos, cujas ruas Laura e Dona Carlota homenageiam as filhas do senador.

Seguem-se as informações de Nelson Cardoso Franco, sobre o quadro de Calixto, publicadas no semanário andreense há quase 60 anos:

CAMINHOS

Em primeiro plano, a ligação da estação de Santo André à Vila de São Bernardo, hoje Avenida Portugal; no horizonte, a Estrada do Oratório e o espaço hoje do Parque das Nações.

ESCOLA

A casa principal da gravura serviu como a única escola pública de Santo André até 1890. Era professor José Augusto Leite Franco, tio de Nelson Cardoso Franco.

CHÁCARA

A casa da escola foi vendida a Adolfo Augusto Bastos, que criou a Chácara Bastos, também chamada de Vila Maroca. Na casinha próxima residia o casal Polez (ou Poles, ou Polesi), sucedido como zelador da chácara pelo Sr. Cassini.

A chácara foi revendida a José Luiz Fabris e depois ao sr. Suplicy, antepassado do atual senador Eduardo Suplicy. Desapropriada, a chácara é hoje ocupada pela Praça 4º Centenário, onde está o paço.

PAULO NOVAES

A paisagem mostra uma outra chácara e casa. Ali residiu o advogado Paulo Novaes, que foi vereador em São Bernardo e deputado.

DR. FLAQUER

Neste cenário residiu também José Luiz Flaquer, o senador Flaquer. Situada numa baixada, com arvoredos à frente, a propriedade do Dr. Flaquer é vista apenas parcialmente. Os antigos a chamavam de Casa Cor de Rosa e estaria hoje na descida da Rua Bernardino de Campos, na continuidade da Avenida Portugal em direção ao Centro.

A chácara foi vendida a Cristiano Viana, sócio-fundador da Kowarick, que a revendeu a um ouro sócio, Leon Bergman. Seu último proprietário foi o Sr. Trap. Coube a ele abrir a Rua Elisa Flaquer e vender diversos lotes na Avenida Portugal.

PRIMEIRO DE MAIO

Charles Murray, comissário de café, comprou a área restante da chácara e a casa antiga, chamada Mimosa. Ele mandou fazer uma reforma substancial na propriedade, hoje sede do Primeiro de Maio FC.

Turma do Rudge Ramos

Aniversaria hoje Nelson Soares de Carvalho, o Zagalo, que nasceu em Santa Adélia (SP) em 15 de janeiro de 1946 e está em Rudge Ramos desde 1961. Naquele tempo, a família resolveu vir para um centro mais desenvolvido em busca de um campo maior no trabalho e estudos. Vieram: o casal Ezequiel Soares de Carvalho e Isaura Custódio de Carvalho com os oito filhos.

"Rudge Ramos era diferente. Todos se conheciam. Havia uma pequena praça com a antiga capelinha e o cinema", relembra Zagalo.

Ele formou-se em comércio no antigo Colégio Cacique Tibiriçá. Hoje possui uma empresa de equipamentos de motores elétricos a tração. É casado com Cecília Yoshikawa e tem três filhos, Emerson, Eric e Patrícia.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 15 de janeiro de 1980

Especial - Agora, vereador recebe até auxílio-transporte aéreo. Reportagem de Vânia Zamboni, que faz sua estreia no Diário.

EM 15 DE JANEIRO DE...

1970 - Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André assina com a firma C. Kimbo contrato de construção da colônia de férias em Praia Grande.

HOJE

Dia dos Adultos e Dia Internacional do Compositor.

Trabalhadores

Nasceram em 15 de janeiro:

1 - João Alves de Souza. 1919. Natural de Propriá (SE). Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Suíça, Parque das Nações.

2 - José Furtado. 1919. Natural de Santos (SP). Industriário da Rhodia. Residência: Avenida da Saudade, 196.

3 - Rubens Segala. 1930. Natural de Santo André. Industriário da Rhodia.

Fonte: I livro de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Francisco Fernandes de Capillas, Isidoro de Alexandria, João Calibita, Mauro (ou Amaro) de Gália, Miquéias e Macário, Padroeiro dos Caldeireiros.

Na estampa do calendário de 1958, São Paulo, eremita.

Crédito da estampa: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;