Cultura & Lazer Titulo
Warner vai definir esquema para divulgar 'Orfeu'
Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 15:00
Compartilhar notícia


Cacá Diegues estava em trânsito em Paris, mudando de hotel. Por isso mesmo nao foi achado pela reportagem para comentar a indicaçao de "Orfeu" como filme brasileiro que vai tentar concorrer ao Oscar de melhor produçao estrangeira do ano. A indicaçao dos finalistas ao prêmio da academia sai em fevereiro. A festa do Oscar 99 será em março. No Rio, na sede da empresa Rio Vermelho, que produziu o filme, o clima era de euforia. Ninguém sabe dizer qual será a estratégia da empresa Warner para promover uma indicaçao de Orfeu, mas todos confiam que haverá interesse da major americana em estimular a campanha do filme que distribui internacionalmente.

Marcos Oliveira, gerente-geral da Warner Cinema para o Brasil, confirma esse interesse, mas diz que precisa esperar a volta de Cacá para definir, possivelmente na semana que vem, após o feriado, a estratégia com a matriz de Los Angeles. Ele acredita que a Warner deverá entregar a distribuiçao a uma empresa especializada em filmes estrangeiros e de arte, talvez a Finelight. Nao é a primeira vez que o mito grego de Orfeu, transposto para o morro carioca, chega à academia. Há exatamente 40 anos, o filme que o francês Marcel Camus realizou baseado na peça de Vinícius de Morais ganhou a Palma de Ouro em Cannes e, logo em seguida, o Oscar de melhor filme estrangeiro. Por decisao da Warner, o Orfeu de Cacá nao tentou uma indicaçao para concorrer em Cannes, em maio, o que talvez conseguisse, considerando-se o prestígio do diretor na França. Mas Orfeu vai tentar o Oscar.

A decisao de indicar "Orfeu" foi unânime entre os integrantes da comissao formada pelo Ministério da Cultura para avaliar os 14 filmes que pleiteavam o posto. A comissao, formada pelo diretor Walter Salles, que concorreu no ano passado com Central do Brasil, pelo produtor Luiz Carlos Barreto, pelo crítico Luiz Zanin Oricchio, pela diretora Tizuka Yamasaki e pelo distribuidor Jorge Peregrino, reuniu-se segunda-feira à tarde. As 15h30, o anúncio já estava sendo feito pelo secretário do Audiovisual, Luiz Alvaro Moisés.

Embora a decisao tenha sido unânime, os integrantes da comissao fizeram questao de ressaltar que o que estava sendo julgado nao é a qualidade do filme. "Escolhemos o mais adequado para participar da seleçao e ficar entre os cinco finalistas", declarou o veterano produtor Barreto. Desde que estreou nos cinemas, em abril, Orfeu já fez mais de 1,1 milhao de espectadores no país. Lançado em vídeo no começo do mês, entrou rapidamente para a lista de mais retirados, publicada na semana passada. O procedimento agora é o seguinte: o Brasil indica "Orfeu" para concorrer a uma indicaçao para o Oscar. O filme vai disputar a vaga de finalista com produçoes de mais de 40 países. Nos últimos anos, o Brasil tem recebido freqüentes indicaçoes para o Oscar: concorreu com "O Quatrilho", "O Que É Isso, Companheiro?" e, no ano passado, com "Central do Brasil", quando Fernanda Montenegro também foi indicada na categoria de atriz.

"Orfeu" é a primeira produçao latino-americana distribuída pela Warner em todo o mundo. Num contato anterior com a reportagem, Diegues havia dito que, confirmada a indicaçao esperava contar com o apoio integral da Warner para dar sustentaçao e visibilidade ao filme nos Estados Unidos. A corrida agora, Marcos Oliveira confirma, é para ver se o filme estréia no mercado americano antes de 31 de dezembro. Nesse caso poderá habilitar-se a concorrer em outras categorias como música (a trilha de Caetano Veloso) e fotografia (as belas imagens de Afonso Beato).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;