Setecidades Titulo
Índice de cáries em crianças diminui em São Bernardo
Do Diário OnLine
Com Agências
04/04/2005 | 11:43
Compartilhar notícia


São Bernardo conquistou com sete anos de antecedência a meta proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de combate à cárie entre as crianças. A perspectiva era que até 2010 as crianças de 0 a 12 anos tivessem apenas uma cárie, mas um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do município em 2003 indicou uma média de 0,98 cárie por criança.

Antes da implantação do Programa de Saúde Bucal, crianças com 6 anos possuíam em média sete cáries e aos 12 anos, com dentes já permanentes, o número permanecia inalterado.

O tratamento dental das crianças começa com o Programa Odontológico Materno Infantil. Ainda na maternidade a mãe é orientada por dentistas que incentivam o aleitamento materno, o desuso de mamadeiras, chuquinhas e chupetas, e recebem noções de saúde bucal.

Nos primeiros dias de vida, quando a mãe procura a Unidade Básica de Saúde para que o bebê tome a vacina BCG, elas aprendem como fazer a assepsia da boca após cada mamada da criança, evitando o aparecimento de cáries com o nascimento dos primeiros dentes.

Assim que o primeiro dente nasce, o dentista faz uma aplicação de flúor e entrega o produto diluído para que a aplicação seja feita em casa, pelos pais. Com um ano e meio, as crianças passam a fazer a escovação dental. As crianças são acompanhadas pelo programa até completarem 4 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;