Esportes Titulo
S.Paulo se salva de vexame no RJ e consegue vaga na Sul-Americana
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
02/10/2003 | 00:54
Compartilhar notícia


O São Paulo se salvou de um vexame e empatou por 1 a 1 com o Fluminense, nesta quarta-feira à noite, no Maracanã (Rio de Janeiro), garantindo uma vaga na fase internacional da Copa Sul-Americana. O Tricolor paulista espera o vencedor do confronto entre San Lorenzo (Argentina) e The Strongest (Bolívia) para conhecer o adversário da próxima etapa. No jogo de ida, na Bolívia, os donos da casa venceram por 2 a 0. A revanche será em Almagro, na próxima terça-feira (dia 7).

A partida foi tecnicamente muito fraca, com destaque apenas para as boas intervenções dos goleiros Fernando Henrique (Fluminense) e Rogério Ceni (São Paulo). Para contribuir com o fracasso do espetáculo, o árbitro gaúcho Carlos Eugênio Símon (Fifa) teve uma atuação péssima e não marcou dois pênaltis a favor do São Paulo.

Beneficiado pela vantagem do empate, graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o São Paulo teve uma atuação desanimada nesta quarta-feira à noite. As ausências de Luís Fabiano (expulso na partida do Morumbi) e Gustavo Nery (contundido) contribuíram para a performance burocrática do São Paulo. Mesmo assim, a armação de Ricardinho e a disposição de Kléber foram suficientes para desbancar o claudicante Fluminense – que corre sério risco de rebaixamento no Brasileirão.

Ciente da vantagem, o técnico Roberto Rojas armou o São Paulo no 3-5-2, com plena disposição de explorar os contra-ataques. O Flu, do experiente treinador Joel Santana, até tentou partir para cima e pressionar. Mas se perdeu na marcação exercida pelos visitantes.

O primeiro tempo foi marcado por poucas chances de gol, todas defendidas por Fernando Henrique e Rogério Ceni. A fase final foi mais movimentada. Logo aos 2 minutos, o zagueiro Júlio Santos recebeu na área e bateu bonito de virada, exigindo uma grande defesa de Fernando Henrique. Foi o melhor lance do jogo até então.

A situação ficou mais dramática para o Flu aos 13 minutos, com a expulsão do volante Sidney (pelo segundo cartão amarelo). O São Paulo se abriu para aproveitar a superioridade numérica e criou uma boa chance, com Fábio Santos. Mas quem balançou a rede foi o Fluminense, em sua primeira incursão ao campo de ataque. Jadílson fez uma bela jogada pelo lado esquerdo, driblando Carlos Alberto e Fábio Simplício antes de disparar cruzado para o gol de Rogério Ceni. 1 a 0 Flu, aos 21 minutos.

O São Paulo fez valer sua superioridade técnica e numérica, retomando rapidamente o controle do jogo. O empate saiu aos 35, graças ao zagueiro uruguaio Diego Lugano. O lateral Fabiano cruzou da esquerda e o defensor completou de cabeça, num bonito peixinho dentro da área. Fernando Henrique nada pôde fazer para evitar o gol.

O Flu ainda teve a chance de voltar a liderança aos 43 minutos, numa bobeada da defesa são-paulina. O zagueiro Rodolfo ganhou a bola de presente dentro da área e bateu meio sem jeito. Mas Rogério Ceni, caído, ainda conseguiu bloquear o chute com o peito e impediu o gol da vitória carioca. A vaga ficou mesmo com o São Paulo.

No próximo sábado (dia 4), São Paulo e Fluminense terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. São Paulo e Santos, os dois times do país que avançaram na Copa Sul-Americana, se enfrentam no Morumbi. Na Arena da Baixada (Curitiba), o Fluminense encara o Atlético Paranaense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;