Internacional Titulo
Militares ocupam cidade boliviana em greve
Do Diário do Grande ABC
07/04/2000 | 10:23
Compartilhar notícia


Tropas militares apoiadas por policiais ocuparam nesta sexta-feira a cidade boliviana de Cochabamba, no centro do país, que desde a última terça-feira está sob uma greve geral, enquanto os bloqueios de estradas e as barricadas continuam, segundo imagens do canal televisivo estatal.

A ocupaçao militar foi determinada depois de atos de violência na cidade de Cochabamba, quando uma multidao de cerca de mil manifestantes sitiou o local onde estavam reunidas várias autoridades governamentais e parlamentares.

``Em Cochabamba, se impôs a ordem constitucional. Os que hoje querem passar por vítimas foram os carrascos de ontem. Maiores detalhes do caso serao divulgados depois de conversarmos com o presidente (Hugo Banzer)', declarou o ministro de Governo, Walter Guiteras, antes de entrar para uma reuniao de gabinete no palácio Quemado, de La Paz.

Na maior expressao de descontentamento social e quase três anos de administraçao do presidente Banzer, a situaçao pareceu chegar a seu clímax quando um ministro de Estado, Tito Hoz de Vila, e parlamentares que negociavam a suspensao da greve em Cochabamba foram sitiados nesta quinta-feira por manifestantes na sede da Prefeitura.

Preliminarmente, o deputado Daniel Uriona e a agência estatal de notícias ABI tinham informado que o ministro retido no recinto era o de Desenvolvimento Econômico, José Luis Lupo.

Protagonizado por quase mil manifestantes, o cerco reuniu em sua maioria camponeses dedicados à plantaçao de coca, encabeçados pelo ex-dirigente mineiro trotskysta Filemón Escobar, que fecharam com arames a porta principal de acesso à Prefeitura.

Entre as autoridades retidas, estavam ainda o vice-ministro de Regime Interior, José Orías, o prefeito (governador) Hugo Galindo, três parlamentares e o presidente da entidade patronal privada dessa província.

Vários dirigentes foram detidos na ocupaçao militar, mas libertados em seguida, a pedido da Igreja Católica.

Enquanto isso, dirigentes de uma denominada Coordenadoria da Agua, que aglutina organizaçoes sindicais e sociais e se opoe que o governo entregue a uma empresa estrangeira, de capitais italianos, a responsabilidade de construçao de uma represa nessa província, disseram que ``a greve continua'.

Apesar da ocupaçao militar de Cochabamba, nesta sexta de manha continuavam as barricadas no centro da cidade e o bloqueio de estradas.

O problema da água provocou em janeiro passado em Cochabamba uma das manifestaçoes mais violentas dos últimos anos, com um balanço de centenas de feridos e dezenas de detidos, depois de quase oito horas de choques entre os manifestantes e unidades militares e policiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;