Cultura & Lazer Titulo
Eliane Giardini, mãe de Bentinho
Por Carol Jooris
Da TV Press
23/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Eliane Giardini conseguiu unir a paixão pela carreira com a adoração pelo escritor Machado de Assis. A atriz será Dona Glória, mãe de Bentinho na microssérie Capitu que estréia no próximo dia 9, na Globo. A convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, a atriz se delicia com uma mãe controladora e amorosa. "Interpreto uma mãe com tudo que o nome - Glória - traz de bom e ruim. Foi uma experiência avassaladora."

Participar da microssérie mexeu com o físico e o emocional da atriz. "A impressão que tenho é que ensaiei como teatro, filmei como um longa e agora vai passar na TV", diz. Com cinco episódios, Capitu é uma adaptação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. A microssérie é uma homenagem ao centenário de morte do autor.

A trama se inicia com a promessa feita por Dona Glória que seu filho Bentinho, interpretado quando adolescente por César Cardadeiro, se tornará um padre. A personagem, porém, vive o dilema de não querer que o filho vá para um seminário e, ao mesmo tempo, por ser muito religiosa, precisa cumprir a promessa.

"Já vivi muitas mães na ficção, mas nenhuma comparada à Dona Glória. É aquela mãe que disputa o amor do filho a todo custo", analisa. O conflito básico da microssérie é a dúvida de Bento Santiago, vivido na fase adulta por Michel Melamed, se foi ou não traído por seu grande amor, Capitu, interpretada quando jovem por Letícia Persiles e por Maria Fernanda Cândido na fase adulta. "O melhor do Luiz Fernando é que ele busca dentro do ator algo que seja característico do personagem. Devo ter alguma característica da Dona Glória", afirma.

Depois de representar a viúva Neuta, de América, e a árabe Nazira, de O Clone, Eliane precisou perder vícios dos papéis anteriores para viver a personagem machadiana.

"Gosto de mergulhar em personagens como a Dona Glória. Mas também não abro mão dos mais populares, como as novelas da Glória Perez. Sou muito eclética", valoriza a atriz, que ficou cinco meses entre estudos e gravações.

"Esse é o tipo de atividade em que você fica envolvida por completo. Gravar vira um mero detalhe", ressalta ela, que mal acabou com Capitu e já se prepara para seu próximo trabalho. Eliane foi convidada por Glória Perez para viver a Indira em Caminho das Índias, que estréia em janeiro na Globo. "Vou viver uma indiana que tem uma família emblemática", resume.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;