Internacional Titulo
Tribunal condena general croata a 45 anos de prisao
Por Do Diário do Grande ABC
03/03/2000 | 11:20
Compartilhar notícia


O Tribunal de Crimes de Guerra na ex-Iugoslávia condenou o general croata Tihomir Blaskic a 45 anos de prisao, nesta sexta-feira, por atrocidades cometidas durante a guerra nos Balcas.

Trata-se da mais longa sentença já decretada pela corte, ligada às Naçoes Unidas, e o primeiro veredicto contra um funcionário militar de alto escalao com participaçao no conflito que envolveu a Sérvia, a Bósnia e a Croácia.

A sentença deste tribunal, formado por três juízes e presidido pelo francês Claude Jorda, poderia influenciar a forma como está sendo escrita a história do conflito nos Balcas.

'Os crimes que o senhor cometeu, general Blaskic, sao muito graves. Os atos de guerra foram tomados ignorando as leis humanitárias internacionais e mostraram o ódio para com outro povo. É inaceitável ver aldeias reduzidas a escombros, as casas e os estábulos incendiados, as pessoas obrigadas a abandonar suas casas e a perda de vidas``, disse Jorda.

Esta foi a mais longa sentença já imposta pelo tribunal, estabelecido em 1993 para castigar os responsáveis pelas atrocidades cometidas no colapso da Federaçao Iugoslava. Foi emitida depois de um processo que durou 25 meses, no qual foram apresentadas 158 testemunhas e 30 mil páginas de provas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;