Nacional Titulo
Beija-Flor desponta como uma das favoritas
Do Diário do Grande ABC
07/03/2000 | 09:42
Compartilhar notícia


A Beija-Flor fez um desfile emocionante e está cotada para ser a vencedora do carnaval carioca. A escola levou para a Marquês de Sapucaí as alegorias mais bonitas e impressionantes do Grupo Especial, apresentou um samba melódico e de refroes fortes, mostrou técnica e seus componentes desfilaram com muita disposiçao e alegria. Por ser confuso e, por isso, de difícil compreensao, o enredo "Brasil, um coraçao que pulsa forte: pátria de todos ou terra de ninguém?" pode ser o único problema da Beija-Flor.

Alheio a isso, o público gritou "é campea" quando o último carro alegórico cruzou a Praça da Apoteose. Para um dos cinco carnavalescos da escola, Shangai, a Beija-Flor quis mostrar no sambódromo que o descobrimento do Brasil já estava programado por entidades divinas, que consideram o País a terra do terceiro milênio.

Enredo à parte, o desfile da Beija-Flor vai marcar a história do carnaval carioca pela originalidade e plástica do carro "navio negreiro". Nele, 150 atores negros reviveram o sofrimento dos negros africanos numa das inúmeras viagens da Africa para o Brasil. Torturados por capatazes brancos, os negros nao conseguiam se livrar das correntes e emitiam sons de desespero. Numa das encenaçoes, mulheres eram estupradas. Em outra, espancadas e recebiam chibatadas. Em outro carro, uma favela carioca foi transportada para o sambódromo, com direito a barracos, biroscas, gaiolas e camisetas de Flamengo e Vasco penduradas nas paredes de tábuas, objetos de uso doméstico soltos, etc.

A modelo Suzana Alves, a Tiazinha, chegou ao fim do desfile com o joelho direito sangrando. Ela foi ovacionada por dezenas de rapazes na dispersao. No final da apresentaçao da Beija-Flor, a comissária do Juizado de Menores, Maria Júlia Monteiro, identificou 16 crianças que saíram no abre-alas acima do limite de três metros, estabelecido para a presença de crianças em carros alegóricos. Ela afirmou que a escola seria notificada. Isso, porém, nao afeta a pontuaçao da Beija-Flor. O diretor de Harmonia da escola, Laíla, considerou o desfile perfeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;