Setecidades Titulo
Bicicleta e carro vão competir na Capital
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
09/09/2008 | 07:12
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Conhecido entre os principais defensores da bicicleta, o Bicicletada - movimento no Brasil e em Portugal no qual ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas - está com uma programação repleta de atividades durante este mês para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado no próximo dia 22.

Com o lema Um carro a menos, o Bicicletada fará, pelo terceiro ano consecutivo, o desafio intermodal no próximo dia 18, que tem o objetivo de comparar os diversos meios de transporte existentes na cidade de São Paulo. "O diferencial deste ano é que obrigaremos a pessoa que fizer o percurso de moto a respeitar rigorosamente as leis de trânsito, não podendo andar nos corredores nem ultrapassar veículos em congestionamentos ou faróis vermelhos", explica André Pasqualini, organizador da ação.

O ponto de partida será a Praça General Gentil Falcão, na altura do número 1.000 da Avenida Luiz Carlos Berrini, no Brooklin, e a chegada será no prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, região central da cidade. "A saída será às 18h, no horário do rush, pois é a melhor maneira de verificarmos qual veículo é mais rápido, apesar de não ser uma corrida", diz Pasqualini.

Este ano participarão do desafio carro particular, moto, táxi, sete bicicletas, usuário de ônibus, pedestre que usará trem e metrô, usuário de ônibus e metrô e outro que irá a pé. As bicicletas serão conduzidas por homens e mulheres, sendo que duas irão por vias movimentadas, duas por ruas tranqüilas, uma integrando com metrô, uma integrando com ônibus e uma será um eco-táxi (carregando uma pessoa na garupa).

Na opinião de Pasqualini, este ano a bicicleta deve ganhar o desafio, como aconteceu na edição anterior. "Somente em 2006 foi que a moto chegou na frente, pois participaram duas ciclistas femininas e, querendo ou não, elas não tinham tanta força, lembra. "Este ano, com as regras mais rígidas com as motos, a bicicleta deve vencer."

CAMPANHA
Por causa da fraca adesão de instituições, poder público e ONGs do Grande ABC nas edições passadas do Dia Mundial Sem Carro, o Diário resolveu abraçar a causa e lançou a campanha Sabendo Usar Não Vai Parar para celebrar a data. O objetivo é fazer com que as pessoas se mobilizem a deixar o automóvel na garagem no dia 22.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;