Setecidades Titulo
Fiscalização de cadeirinha começa dia 1º
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
24/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Depois do adiamento do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o uso da cadeirinha para transportar criança até 7 anos e meio, no banco traseiro do carro, passará a ser fiscalizado a partir do dia 1º de setembro.

Todos os órgãos de trânsito do País estarão autorizados a multar em R$ 191 motoristas que transportarem crianças sem a cadeira de segurança adequada ao peso e idade. A infração é considerada gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de reter o veículo até que a irregularidade seja sanada.

A fiscalização começaria no dia 9 de junho. Mas, por causa da falta do acessório causada por uma corrida dos pais às lojas especializadas, às vésperas da data, o Contran prorrogou.

"Estamos com estoque reduzido por causa de uma reforma na loja. Mas as vendas não param. Faço pedido para repor as cadeirinhas três vezes por semana", contou Maria Gislene Caldeira, gerente de uma loja de produtos infantis em Santo André.

Mileni, 26 anos, e André Albino, 35, já garantiram o transporte seguro para a primeira filha do casal Maria Eduarda, 10 meses. "Ela vai no bebê conforto, que é o mais indicado para ela. Mas como já está com 8,5 quilos, estamos comprando a cadeirinha a partir de 1 ano para não ter problema de não encontrar o produto depois", relatou Mileni. A cadeirinha é indicada para crianças entre 1 e 4 anos.

A assistente administrativa Rosângela Guedes, 26, tem dois filhos. O menor, 1 ano, vai usar a cadeira do mais velho, 3. "Vim comprar uma cadeira com capacidade de 15 quilos para o mais velho. Dou todo apoio a lei. Nada é demais se o assunto é segurança dos filhos", disse Rosângela, enquanto escolhia o produto.

Para garantir essa segurança, os departamentos de trânsito da região estão se preparando. Santo André fará divulgação utilizando faixas com mensagens educativas e folders e conta, 24 horas por dia, com 50 agentes de trânsito e 47 policiais militares, com que fará operação conjunta.

Em São Bernardo são 30 agentes e policiais militares de 2 batalhões, além de 100 orientadores de trânsito. O trabalho também é ininterrupto. Já São Caetano possui 26 agentes atuando em sistema de revezamento, entre 6h e 22h. Para atender a determinação, Diadema conta com 16 agentes de trânsito durante 24 horas por dia.

 


Uso correto do assento diminui risco de morte em 71%

Para a ONG Criança Segura, a resolução 277 do Contran (junho de 2008), é um avanço, porém, não contempla todos os meios de transporte. "Transportar os pequenos em carros de passeio é um passo importante para reduzir o número de acidentes. Mas vale lembrar que muitos são transportados em ônibus, táxis e vans escolares. A resolução não inclui esses veículos", ressaltou Francine Ricci, da Comunicação da entidade, que é especializada em prevenção de acidentes com crianças.

Segundo a entidade, há estudos americanos que mostram que o uso da cadeirinha, instalada e usada corretamente, diminui o risco de morte em até 71% em caso de acidente.

Para conscientizar pais e educadores, a entidade instituiu o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças em 30 de agosto, com objetivo de incentivar ações de prevenção de acidentes. Segundo o município de Santo André, nos dias 1 e 2 será ministrado curso, em parceria com a entidade, sobre o uso correto da cadeirinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;