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Empresa portuguesa tenta comprar ações da Varig
Da AFP
25/07/2005 | 12:05
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A empresa aérea portuguesa TAP fará uma nova proposta de aporte de capital para ter 20% das ações da Varig em setembro, após a companhia brasileira listar seu plano de reestruturação. O anúncio foi feito pelo presidente da estatal portuguesa, o brasileiro Fernando Pinto.

A proposta será mais complexa do que a inicial, já que terá de ser submetida aos credores da Varig. "A TAP só investirá na Varig depois que a empresa estiver reestruturada", destacou em entrevista ao jornal Diário de Notícias. "A idéia é apresentar a oferta em setembro".

TAP e Varig estão discutindo um plano que implica no investimento de uma quantia não revelada da companhia aérea portuguesa na Varig em troca de 20% de suas ações, o máximo permitido pela lei brasileira.

Pinto destacou ainda que a TAP recebeu mostras de interesse de vários investidores portugueses e estrangeiros, que desejam se associar à operação.

Protocolo- A Varig e a TAP assinaram em maio um protocolo de acordo para iniciar as negociações sobre o capital da companhia brasileira. No entanto, as conversações foram interrompidas quando a Varig entrou com um pedido de concordata no dia 17 de junho, em um tribunal de comércio do Rio de Janeiro, a fim de impedir que os seus 82 aviões fossem tomados por seus credores.

A petição previa a suspensão provisória de sua dívida por um prazo de 180 dias. A ILFC (International Finance Leasing Corporation), empresa da qual a Varig adquiriu seus Boeing mediante ao sistema de leasing, exigia que 11 aeronaves fossem devolvidas se a empresa brasileira não pagasse suas dívidas.

No início do mês, a Justiça brasileira deu à Varig, cujas dívidas superam US$ 2 bilhões, um período de 60 dias para listar seu plano de reestruturação. O maior credor único da Varig é o governo brasileiro.

Após a suspensão dos pagamentos ser aceita, a Varig deve apresentar um plano de reestruturação a seus credores públicos e privados antes do fim de agosto.

Expansão- A TAP tem 40 vôos semanais entre Portugal e o Brasil. A empresa confia na Varig, uma das maiores companhias aéreas da América Latina, para oferecer aos seus passageiros vôos de conexão dentro do Brasil.

A empresa portuguesa é a companhia européia com mais vôos regulares para o Brasil e deseja centralizar as viagens do continente para o país sul-americano, que tem crescido como destino para turistas da Europa.

Tanto a TAP quando a Varig são membros da Star Alliance, a maior parceria aérea do mundo, que é liderada pelas alemã Lufthansa e americana United Airlines. O brasileiro Fernando Pinto comandou a Varig entre 1996 e 2000, quando foi demitido.




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