Memória Titulo
O aniversário de Mogi e a relação com o Grande ABC

1) Mogi das Cruzes = Rio das Cobras (mbóia = cobra; y = rio).2) A cidade aniversariante chega...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


1) Mogi das Cruzes = Rio das Cobras (mbóia = cobra; y = rio).

2) A cidade aniversariante chega a nós do Grande ABC graças ao repórter-fotográfico Ney Sarmento, que divulga as ações dos organismos de Memória da cidade.

* * *

Hoje é o aniversário da vizinha Mogi das Cruzes. A história oficial cita o 1º de setembro de 1611 como a data de instalação da cidade sob a denominação de Santa Anna de Mogy Mirim.

A relação de Mogi das Cruzes com o Grande ABC é física e histórica. Física porque faz divisa com Santo André; histórica porque um antigo caminho colonial interliga o Grande ABC a Mogi das Cruzes: o Caminho do Pilar.

O Caminho do Pilar é uma das variantes dos antigos Caminhos do Mar. No passado interligava diretamente a Fazenda São Bernardo dos beneditinos a Mogi, cortando sertões hoje ocupados por Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, onde fica a capela do Pilar Velho.

É possível reconstituir o Caminho do Pilar em praticamente toda a sua extensão. Ele serpenteia pelo Vale do Rio Tamanduateí, por exemplo, cortando várias vezes o traçado então imaginário da Estrada de Ferro São Paulo Railway. O caminho foi retificado desde o século 18 e hoje ganha vários nomes, dependendo da cidade e dos trechos. Em São Bernardo é a Rua Tales dos Santos Freire na Vila Baeta.

A divisa de Mogi das Cruzes com o Grande ABC fica em Paranapiacaba. É um espigão: de um lado, Paranapiacaba; de outro, Taquaruçu, bairro rural de Mogi. É em Taquaruçu que ficam as terras de várias famílias andreenses, como a Pisaneschi, que até hoje organizam em dezembro uma grande festa no local em louvor à Santa Luzia, protetora dos olhos.

PRIMÓRDIOS

Mogi das Cruzes começou como povoado. Serviu como um ponto repouso aos bandeirantes e exploradores indo e vindo de São Paulo.

HISTÓRIA

Até o surgimento da vila que originou Mogi das Cruzes, em 1611, a Coroa portuguesa criara somente 16 vilas ao longo do litoral brasileiro. Mogi foi a 17ª. Duas apenas eram mais povoadas: Santo André da Borda do Campo, fundada em 1553 e que desapareceu em 1560; e São Paulo de Piratininga, a capital.

UM HISTORIADOR

Isaac Grinberg é uma referência no estudo da história de Mogi das Cruzes. Uma de suas obras básicas, "História de Mogi das Cruzes", foi lançada em 1961. Dados ali contidos são usados com constância em resenhas sobre a história da cidade.

REFERÊNCIAS

União FC (fundado em 7 de setembro de 1913) e Faculdade Brás Cubas: no futebol e na educação, duas referências de Mogi das Cruzes que se cruzam com o Grande ABC. O União é um antigo adversário das equipes locais, antes e depois da fase do profissionalismo no futebol; e quantos estudantes do Grande ABC seguem a Mogi para estudar em suas universidades...

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 1º de setembro de 1979

Manchete - Carros têm novos preços a partir de segunda-feira.

São Bernardo - As paineiras centenárias existentes no trevo do km 14 da Via Anchieta, junto à Avenida do Taboão, em São Bernardo, poderão ser derrubadas para o alargamento do trevo.

Polícia - Discussão por dinheiro: assassinado a tiros pelo sócio em Rudge Ramos.

EM 1º DE SETEMBRO DE...

1949 - Fundada a Instituição Assistencial Nosso Lar, de Santo André.

1974 - Com a fusão dos jornais "Folha de São Bernardo" (semanário) e "Correio Metropolitano" (diário) nasce o jornal "Folha Metropolitana".

HOJE

Início da Semana da Pátria e Dia do Profissional de Educação Física.

SANTOS DO DIA

Augusto, Beatriz da Silva e Menezes, Egidio, Josué, Terenciano e Vitório.

Beatriz (Portugal - + Toledo, Espanha, 1490). Fundadora da Ordem das Concepcionistas.

Egidio. Abade. Invocado contra a convulsão da febre e contra o medo e a loucura. Muito cultuado na França e na Holanda. Não se sabe ao certo quando viveu. Presume-se que tenha sido entre os séculos VI e VIII.

ALMANAQUE

Geraldo Benincasa

Nascimento: Paraguaçu Paulista (SP), 1º de setembro de l9l9.

Vereador: 1948-51.

Partidos: PTB - PNT - PDC (legendas coligadas).

Um dos representantes do Distrito de São Caetano na Câmara de Santo André. Apresentou projeto recriando o extinto Tiro de Guerra de Santo André. Integrou o grupo que liderou o movimento pela autonomia de São Caetano. Contador. Trabalhou na indústria automobilística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;