Internacional Titulo
Chernobyl ainda é uma ameaça
Das Agências
24/04/2001 | 12:29
Compartilhar notícia


Os ucranianos lembrarão na próxima quinta-feira o 15º aniversário da explosão da central de Chernobyl, que cessou definitivamente sua atividade em dezembro, mas continua sendo uma ameaça nuclear.

O presidente ucraniano Leonid Kutchma viajará à central onde ocorreu a tragédia para assistir a um ato em frente ao monumento dedicado às vítimas do acidente atômico.

Cerca de 15 mil pessoas teriam morrido em conseqüência de enfermidades de origem nuclear, mas o balanço não é confirmado oficialmente.

Serão celebradas missas noturnas em Kiev e em Slavutitch, povoado habitado em sua maioria por ex-empregados da central e suas famílias.

As autoridades de Kiev fecharam definitivamente no dia 15 de dezembro de 2000 o reator número 3 de Chernobyl, o último que ainda funcionava dos quatro originários da central, após receber ajuda internacional de US$ 2,3 bilhões.

Esse dinheiro serviu para construir dois novos reatores que substituirão a produção da central danificada e aumentar a segurança de outras quatro instalações nucleares do país (Rivne, Khmelnitsky, Pivdenno Ukrainska e Zaporikhia).

Apesar destas medidas, Chernobyl continuará sendo uma ameaça nuclear durante décadas. O problema mais importante é a deterioração da camada protetora de cimento, chamada de sarcófago, que foi colocada sobre os restos do quarto reator em 1986.

Esta estrutura ameaça atualmente desabar e expor uma massa radiativa com cerca de 160 toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;