Internacional Titulo
Cardeal Etchegaray visita China
Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 13:50
Compartilhar notícia


Pequim deve reiterar suas condiçoes quanto a uma aproximaçao com a Santa Sé por ocasiao da visita do cardeal Roger Etchegaray, um dos colaboradores mais próximos ao Papa, que esta quinta-feira vai ser reunir com o chefe da Igreja Católica que obedece ao regime chinês.

O cardeal chegou nesta quarta-feira a Pequim para participar de uma conferência sino-italiana de três dias sobre religiao e paz, em um contexto de relaçoes muito tensas entre Roma e o regime comunista.

O Vaticano enfatizou que esta viagem ocorre a ``título pessoal' e nao constitui um reconhecimento da Igreja Católica controlada pelo regime chinês. No entanto, o porta-voz do ministério das Relaçoes Exteriores, Sun Yuxi, anunciou hoje que o cardeal ``visitará a Igreja Católica chinesa', aceitando um convite de seu presidente, Fu Tieshan, e do presidente da Conferência Episcopal, Liu Yuanshan.

Na China coexistem duas Igrejas Católicas, uma ``patriótica', fiel às autoridades, que conta com quatro milhoes de fiéis e nao reconhece a autoridade papal, e outra clandestina, adepta da Santa Sé, que aparentemente está integrada por dez milhoes de pessoas.

A Santa Sé rompeu relaçoes com Pequim em 1958, quando o Governo chinês nomeou dois bispos. Apesar disso, Roma indicou no ano passado ter estabelecido ``canais extra-oficiais' com Pequim, ante a esperança de normalizar suas relaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;