Nacional Titulo
Regioes carentes de Estados ricos serao incluídas no IDH-14
Por Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 01:12
Compartilhar notícia


O governo está concluindo o projeto que vai incluir regioes carentes de Estados ricos no programa de investimentos para o desenvolvimento social da populaçao mais pobre do país. Já está certo que os Vales do Ribeira, em Sao Paulo, e do Jequitinhonha, em Minas Gerais, constarao da lista de ampliaçao do programa federal IDH-14 - que contemplou com investimentos sociais os municípios pobres dos 14 Estados menos desenvolvidos do país. Ainda nao está definida a inclusao do Rio de Janeiro no programa.

Isso será analisado no dia 14, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso reúne ministros e técnicos no Palácio da Alvorada para acertar detalhes do projeto. O núcleo de articulaçao política do governo corre contra o tempo para tentar anunciar os investimentos nas cidades pobres ainda em setembro, antes do primeiro turno das eleiçoes municipais.

Assim como no caso do IDH-14 (Indice de Desenvolvimento Humano), o programa de investimentos sociais em Estados desenvolvidos é apenas a racionalizaçao de recursos já previstos no orçamento. A maioria voltada para as áreas de educaçao, saúde, reforma agrária, agricultura e infra-estrutura.

Para melhorar a imagem do governo e popularizar o projeto IDH-14, já está acertado que haverá uma mudança de nome. IDH é incompreensível, a populaçao nao entende o que é e nunca saberá que é um programa social do governo importantíssimo", diz um auxiliar de Fernando Henrique.

A revisao do projeto original atende à reclamaçao do governador de Sao Paulo, Mário Covas, que nao gostou de ver o paupérrimo Vale do Ribeira fora da lista de prioridades sociais do governo federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;