Cultura & Lazer Titulo
'Laranja Mecânica' volta aos cinemas britânicos 6ª
Por Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 12:19
Compartilhar notícia


O filme "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, volta aos cinemas ingleses esta sexta-feira, após ser proibido, há 27 anos, em meio a protestos generalizados devido à violência do enredo.

O órgao britânico de controle de filmes (British Board of Film Classification, BBFC), concedeu em dezembro passado a aprovaçao para a exibiçao do filme sem cortes. No entanto, será proibido para menores de 18 anos.

O sucesso, pelo menos entre os distribuidores, foi imediato. Mais de 300 cinemas pediram cópias para exibiçao, de acordo com um porta-voz da Warner Bros., que tem os direitos sobre o filme. Em geral os filmes sao distribuídos na Inglaterra em uma quantidade que varia entre 200 e 300 cópias.

A volta de ``Alex' e sua trupe niilista, um ano depois da morte de Kubrick na Inglaterra, foi precedido de uma intensa campanha publicitária com clipes na televisao e anúncios nos ônibus.

A adaptaçao para o cinema do romance futurista Anthony Burgess, que se transformaria em filme de referência nos anos 70, estreou na Gra-Bretanha em dezembro de 1971. Na época foi alvo de uma violenta campanha de críticas liderada pela imprensa conservadora, que o acusava de apologista da violência e de desencaminhar a juventude. Kubrick chegou a receber ameaças de morte. O filme foi retirado de cartaz em 1973.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;