Internacional Titulo
Quimioterapia e enxerto celular podem tratar lúpus
Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 09:46
Compartilhar notícia


Altas doses de quimioterapia e enxerto de células sangüíneas permitiu curar pacientes acometidos de uma forma severa de lupus eritematoso, de acordo com estudo norte-americano publicado no semanário britânico The Lancet.

Sete pacientes entre 15 e 51 anos que sofriam de uma forma grave de lupus eritematoso disseminado, com alteraçoes do funcionamento dos rins, problemas vasculares no coraçao e nos pulmoes e transtornos neurológicos, foram submetidos a esse tratamento experimental pesquisado pela equipe da doutora Ann Traynor, do Northwestern Memorial Hospital de Chicago (EUA).

O lupus eritematoso disseminado (chamado também lupus eritematoso sistêmico, SLE em inglês) é uma doença auto-imune cujas causas sao desconhecidas, e que se caracteriza pelo fato de o organismo literalmente atacar a si próprio.

A doença afeta principalmente as mulheres, e o nome se deve a uma de suas manifestaçoes, o surgimento de uma mancha vermelha no rosto em forma de lobo.

Apesar dos progressos terapêuticos, em particular por causa da utilizaçao da ciclofosfamida, um anticancerígeno derivado da mostarda, a mortandade dos enfermos que sofrem formas disseminadas graves de lupus continua alta, à ordem de 1% ao ano.

A idéia consiste em, mediante tratamento adequado, liberar o organismo do paciente de determinados glóbulos brancos doentes, os linfócitos T que ``incorporam à sua memória' um reflexo de agressao contra o corpo do indivíduo.

As células-mae sangüíneas foram extraídas de pacientes aos quais previamente haviam sido ministrados fatores de crescimento, a fim de favorecer essa extraçao. As células foram depois reinjetadas nos pacientes a fim de repovoar a medula óssea.

A restituiçao mediante transfusao de suas próprias células-mae sangüíneas permite depois que o paciente repovoe por si mesmo sua medula óssea e produza, assim, todas as células sangüíneas necessárias (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, etc.), dispondo de linfócitos a priori inofensivos.

A terapia testada pelos médicos americanos recebeu a aprovaçao das autoridades sanitárias dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drugs Administration), informaram os autores.

Mas ainda está por ser checada a durabilidade da remissao da enfermidade, destacam os especialistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;