Setecidades Titulo SSP
Furto de veículos aumenta em 37,79%
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os índices de criminalidade voltam a subir no Grande ABC. Conforme os números da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, os furtos de veículo tiveram a maior alta no mês de agosto, passando de 696 casos para 959, um aumento de 37,79%.

A cidade com maior número de registros foi Santo André, com 395 casos, número 68,8% maior do que no mesmo período do ano passado (veja mais informações na arte abaixo). Já a maior queda foi em Rio Grande da Serra, que em agosto de 2015 teve 30 furtos e no mês passado somente um, queda de 66,67%.

O roubo de veículos também teve alta, de 9,22%, seguido pelos roubos em geral, com aumento de 1,18%, de 2.534 para 2.567 ocorrências. Segundo o delegado seccional de Santo André (também responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), Helio Bressan, as investigações e prisões vêm sendo prioridade da Polícia Civil.

“Prendendo as pessoas, nós tiramos esses criminosos de circulação. Também temos apoio do Judiciário, que vem mantendo essas pessoas presas. Pontualmente temos um aumento em alguns índices, mas em relação a outras épocas a gente conseguiu uma contenção. Creio que nos próximos meses vamos ter uma queda”, comentou.

Conforme o delegado, em operação nesta semana foram 90 pessoas presas. “Uma vez por mês pegamos os mandados de prisão das delegacias e desencadeamos atuações para fazer essas prisões. A maioria delas está ligada a tráfico de drogas e roubos em geral”, declarou Bressan.

Entre as ações da PM (Polícia Militar) para coibir os índices criminais estão constantes operações policiais como a Força Total. A última foi realizada na quarta-feira, em São Bernardo. Foram envolvidas equipes da Força Tática e Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas), que percorreram os principais bairros da cidade e realizaram quatro bloqueios durante todo o dia.

A corporação também investe em tecnologia com os equipamentos das viaturas e o TMD (Terminal Móvel de Dados). O tablet realiza pesquisa de roubo ou furto dos celulares por meio do número do Imei, onde é possível rastrear a procedência.

QUEDA

O único índice que teve queda foi o furto em geral, com 2.067 casos. No mesmo período do ano passado foram 2.098 nas sete cidades. A maior redução foi em São Bernardo, que passou de 635 casos para 572.

Os casos de homicídios foram exatamente iguais nos dois períodos, com o registro de 14 vítimas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;