Internacional Titulo
Cuba diz que EUA nao respeitam acordos migratórios
Por Do Diário do Grande ABC
14/03/2000 | 11:55
Compartilhar notícia


Um editorial do Granma, jornal oficial do governo cubano, acusou os Estados Unidos de nao cumprirem os acordos migratórios assinados em 1994-1995. O Granma diz que os Estados Unidos toleram o tráfico de pessoas e facilitam a imigraçao ilegal com a lei de Ajuste Cubano.

``Os Estados Unidos nao puderam ou nao quiseram cumprir seus compromissos. A própria concessao de vinte mil vistos anuais, a única cláusula cumprida, nao resolve nada'.

Os acordos migratórios de 1994-1995 estabelecem a concessao de 20 mil vistos anuais de trabalho e residência e a deportaçao de todos os clandestinos interceptados em alto-mar ou na base americana de Guantánamo. Mas a Lei de Ajuste Cubano, que vale desde 1965, privilegia os imigrantes cubanos que conseguem chegar aos Estados Unidos, por qualquer meio, com visto de residência imediato e facilidades trabalhistas. Havana nunca aceitou a lei e argumenta que ela vai contra o espirito dos acordos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;