Internacional Titulo
Províncias argentinas elegem governadores
Por Do Diário do Grande ABC
26/09/1999 | 14:46
Compartilhar notícia


As províncias de Formosa e Neuquén elegeram neste domingo governadores, deputados locais e autoridades municipais, em uma eleiçao de interesse nacional, pela proximidade com as eleiçoes presidenciais da Argentina que acontecerao no próximo dia 24 de outubro.

A votaçao em Formosa, província do extremo Norte, na fronteira com o Paraguai, e de Neuquém, distrito andino da Patagônia, que faz limite com o Chile, marcam o fim da série de eleiçoes provinciais que acontecem desde dezembro de 1998.

O partido justicialista (peronista) do presidente Carlos Menem, que tem como candidato à presidência Eduardo Duhalde, aparece em todas as pesquisas como amplamente derrotado pelo candidato da Aliança Opositora, Fernando de la Rúa. O partido peronista saiu vencedor em 10 das eleiçoes provinciais, em um fenômeno que os especialistas atribuem a fatores locais. Por exemplo, em distritos chaves como Córdoba e Santa Fé, que elegeram governadores justicialistas, as pesquisas indicam que De la Rúa leva uma considerável vantagem para as eleiçoes presidenciais.

Espera-se que o peronismo se imponha com facilidade neste domingo em Formosa, um de seus tradicionais redutos, apesar das divergências que vêm acontecendo no partido oficial. Mas o sistema de ``lei de lemas' impede que se antecipe se o novo governador será Guido Insfrán, que concorre à reeleiçao, ou seu rival partidário Vicente Joga.

Dentro do panorama nacional do peronismo, Insfrán responde ao presidente Menem e Joga está aliado com o candidato Duhalde. A Aliança apresenta cinco pré candidatos ao governo pelo sistema de lemas. Taiwan elegeu neste domingo também 15 deputados provinciais, 34 prefeitos e 72 vereadores.

Em Neuquém a disputa está estabelecida entre o governante Movimento Popular Neuquino (MPN), partido local tradicionalmente hegemônico, que leva como candidato o governador Jorge Sobisch e a Aliança opositora , cujo o candidato é o atual deputado nacional Oscar Massei. A candidata peronista, Norma Miralles, está nas pesquisas em um distante terceiro lugar.

As pesquisas dao uma leve vantagem ao MPN, apesar de um pequeno racha nesse partido com relaçao às eleiçoes presidenciais. O candidato Sobsich anunciou seu apoio ao peronista Duhalde. Já o atual governador Felipe Sapag apóia publicamente a aliança De la Rúa. Em Neuquém foram eleitos neste domingo 35 deputados estaduais, 32 prefeitos e dois deputados nacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;