Setecidades Titulo Segurança pública
Efetivo da região recebe 197 policiais militares
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O efetivo da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, atualmente de 3.153 pessoas, ganha reforço a partir de hoje. Ao todo, 197 novos policiais começam a atuar nas sete cidades, principalmente em rondas e patrulhamento.

Santo André recebe 76 agentes, São Bernardo e São Caetano, 53, e Diadema, 28. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra vão contar com 40 novos homens.

Conforme explicou o comandante da corporação no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, os policiais cumprem estágio preparatório, já que todos são recém-formados. “Eles são supervisionados, pois têm algumas restrições, como não conhecer ainda a região, por exemplo. Por isso, policiais mais experientes ficam observando e avaliando tudo, já que os novos não atuam em todas as ocorrências. Em primeiro momento, eles ajudam principalmente no patrulhamento”, afirmou.

Mesmo estando supervisionados, os recém-formados, recebidos semestralmente pela região, atuam em acontecimentos de destaque. Em Santo André, prenderam cinco procurados, além de apreenderem drogas, dinheiro e armas de fogo.

“Eles também participam de exercícios, como simulações, e tudo é acompanhado. Vão sendo colocados aos poucos em cada situação aprendida na formação”, disse o coronel.

O período de adaptação dura seis meses, porém, o prazo de permanência nas sete cidades fica em torno de dois anos. Depois dessa fase, o policial pode pleitear transferência para local mais próximo de casa ou de preferência. “Por isso é importante que cada vez mais homens e mulheres do Grande ABC se inscrevam na Polícia Militar. Temos poucos interessados, principalmente em Mauá, Ribeirão e Rio Grande. Com pessoas que já moram aqui e conhecem a região, teremos efetivo definitivo cada vez maior”, disse o comandante.

Para os que desejam seguir carreira na corporação, as inscrições para cargos de soldados de 2ª classe estão abertas até o dia 22 de maio. São 2.000 vagas, destinadas a homens e mulheres.
A ficha para se inscrever e demais informações como o edital estão disponíveis no site da Vunesp (www.vunesp.com.br/concursos).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;