Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Exposições revelam diferentes arquiteturas
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais duas exposições fotográficas podem ser conferidas na Capital. O Instituto Tomie Ohtake abre, a partir de quinta (4), a mostra João Luiz Musa - Fotografias.

Com 100 imagens, a mostra evidencia o talento que o fotógrafo paulistano tem para combinar arquiteturas peculiares e cenas cotidianas, utilizando técnica e luz para compor verdadeiras fotos artísticas.

Os trabalhos são divididos em duas séries. A primeira, No Inverno, reúne 50 imagens captadas em preto e branco em viagem de Musa pela Europa, durante o inverno de dezembro de 1973 a janeiro de 1974.

A segunda, Fotografias 2005 - 2009, reúne trabalhos em cor captados digitalmente na França, Nova York e cidades Brasileiras. Impressas em jato de tinta sobre papel de algodão, as imagens foram tratadas com recursos de interpretação sobre a luz e cor, graças aos novos arquivos e programas de manipulação, que a fotografia convencional analógica não permitia. "Hoje cada canal de cor pode ser tratado separadamente quanto a sua qualidade tonal, sua saturação e sua luminosidade", explica Musa.

Já a exposição Profissão Fotógrafo, que já está aberta à visitação no Museu Lasar Segall, em São Paulo, com trabalhos da suíça Hildegard Rosenthal e o argentino Horacio Coppola tenta mostrar, através de 45 imagens captadas entre 1930 e 1940, as semelhanças entre a capital da Argentina e a cidade de São Paulo.

As fotos mostram o período de profundas transformações que viveram as metrópoles na primeira metade do século passado. Registros de ruas cheias, repletas de bondes e carros, com cartazes comerciais abarrotando as vitrines tornam em comum as vistas sobre as cidades que, apesar de serem diferentes, são as duas maiores áreas metropolitanas da América do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;